Os nove integrantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do município (Conpresp) aprovaram ontem ofício que convida a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para apresentar proposta de construção de uma garagem subterrânea no Pateo do Collegio, no Centro da capital.

De autoria da administração do Pateo, o projeto tem o apoio da ACSP. O encontro no Conpresp deverá ocorrer na próxima reunião da entidade (em 14 dias) e a ACSP já confirmou sua presença.

De acordo com o vereador e integrante do Conpresp, Juscelino Gadelha (PSDB), o objetivo da reunião é detalhar o projeto. "É o momento de a entidade (ACSP) defender a proposta da administração do Pateo. Também sou favorável a ela", disse.

O parlamentar afirmou ainda que a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) também será convidada para expor seu projeto de garagem no mesmo local.

500 vagas - A proposta de construção do estacionamento, com apoio da ACSP, já possui maquete e um estudo completo sobre o impacto da obra na região.

Em linhas gerais, o projeto prevê a construção de quatro pisos subterrâneos, com capacidade total para até 500 veículos. As entradas e saídas estarão localizadas na rua Dr. Bittencourt Rodrigues (junto à rua 25 de Março).

O custo da obra é estimado em R$ 15 milhões.  Todo o dinheiro arrecadado com a garagem será revertido para as obras da igreja do Pateo do Collegio. Além disso, a idéia da construção de garagens subterrâneas supriria a falta de estacionamento regular no Centro.

Em setembro do ano passado, o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, afirmou que mais de 90% dos estacionamentos da região central apresentam algum tipo de irregularidade.

Outros pontos - Também em 2006, a Prefeitura manifestou sua intenção de construir uma garagem subterrânea no Pateo e em outros cinco pontos das regiões Sé e República.

Elas estarão localizadas na avenida São João, na rua Conselheiro Crispiniano (número 378), nas praças Dom José Gaspar e João Mendes e na avenida Liberdade.

A Prefeitura estima que os seis estacionamentos deverão abrir 2,5 mil vagas para automóveis no Centro cidade com custo zero para a administração municipal.

Edital - O modelo arquitetônico para a garagem proposta pela Prefeitura só será conhecido oficialmente em agosto e estima-se que custará de R$ 15 a R$ 20 milhões.

Até lá, o município deverá escolher a empresa privada ou o consórcio que, por 30 anos, receberá a concessão de uso da garagem. O edital aos interessados deverá ser publicado ainda neste mês.

Se não houver interrupções ou mudanças no processo de escolha do futuro gerenciador do estacionamento, as obras terão início no segundo semestre deste ano.

Fonte: Diário do Comércio (São Paulo),14 de março de 2007

Categoria: Mercado

Mais carros

O crescimento da frota de veículos foi tema de duas reportagens nesta semana