Os mais diferentes tipos de bandalha no trânsito convivem num mesmo endereço em Botafogo. Única alternativa para quem tenta escapar dos engarrafamentos na Rua Voluntários da Pátria, as ruas Pinheiro Guimarães e General Polidoro estão repletas de irregularidades.

São carros estacionados em fila dupla, outros sobre as calçadas, outros ainda sobre a ciclovia, obrigando pedestres e ciclistas a passarem pelo meio da rua. Em alguns trechos, devido às paradas irregulares, as duas pistas de rolamento ficam reduzidas a apenas uma.

Junto à Rua Sorocaba, dezenas de táxis param em fila diariamente para abastecer no posto, tumultuando ainda mais o trânsito. Os problemas começam logo no início da Pinheiro Guimarães. Ontem havia 15 carros parados sobre a calçada, inclusive debaixo de placas indicando a proibição.

Oficinas usam o espaço público para consertar automóveis. No trajeto, caminhões também estacionavam junto ao meio-fio para fazer descargas fora do horário permitido (das 10h às 17h).

Guarda Municipal diz que só patrulha grandes corredores

A poucos metros do Cemitério São João Batista, o trânsito ficava confuso devido ao estacionamento de um laboratório.

O entra-e-sai de veículos forma uma fila. Mas a dos taxistas que abastecem seus carros a gás é ainda pior. Ontem eram 12 veículos. Quem entrava à esquerda, na Sorocaba, ficava sem passagem. "Depois que colocaram gás natural no posto, param dezenas de táxis diariamente. Outro dia, um homem que pedia passagem ameaçou um taxista com uma arma. Foi a maior confusão", reclamou o comerciante Vinícius Oliveira.

Problemática também é a ciclovia da General Polidoro. Caminhões param para descarregar, carros são estacionados no meio da pista sem deixar espaço para os ciclistas, que precisam pedalar no meio da rua, atrapalhando o trânsito.

Durante as quatro horas em que O GLOBO percorreu as ruas, não havia fiscalização. A Guarda Municipal informou que a prioridade é patrulhar os principais corredores do bairro, como as ruas São Clemente e Voluntários da Pátria. Ainda assim, disse que faz a supervisão do trânsito. Sobre as filas no posto, a GM avalia a possibilidade de pôr um guarda fixo no local.

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro),10 de março de 2007

Mais carros

O crescimento da frota de veículos foi tema de duas reportagens nesta semana

Current banking behaviors are