A Câmara Municipal de Curitiba aprovou ontem o projeto de lei do vereador Paulo Frote (PSDB) regulamentando na cidade o serviço de valet parking - aquele com manobrista que leva o carro da porta de um bar ou restaurante até o estacionamento.

O projeto irá agora para a sanção do prefeito Beto Richa (PSDB), que terá 15 dias para aprová-lo ou vetá-lo. A medida trará garantias trabalhistas aos funcionários e possibilitará o aumento da arrecadação do município, mas ao usuário não terá tantos efeitos práticos.

Conforme o projeto, a empresa prestadora do serviço deverá ter alvará, local licenciado e seguro para o veículo, além de oferecer recibo com informações a seu respeito, sobre o carro, o local de estacionamento e suas responsabilidades.

O problema, porém, é que as seguradoras não costumam fazer o "seguro de percurso", isto é, o trajeto que vai da entrega das chaves pelo cliente até o pátio do estacionamento - e vice-versa. Portanto, o cliente não terá muito mais vantagens do que tem hoje. Contudo, o fato de a empresa existir legalmente já será uma garantia hoje inexistente.

Dessa forma, os clientes não precisarão passar pelo sufoco do analista de sistemas Eduardo Kiss. Ele deixou o carro num valet parking e ao recebê-lo de volta foi avisado sobre o estrago na lataria.

O manobrista foi honesto ao assumir o erro, mas Eduardo foi obrigado a esperar um mês para ver o problema resolvido. Teve de ir várias noites seguidas ao valet parking atrás de recuperar o prejuízo.

A empresa pagou pelo estrago, mas ele passou dias de estresse e incerteza. Azarado que é, em outro valet parking Eduardo teve um óculos escuro furtado de dentro do carro.  A regulamentação do setor proíbe o uso de vias públicas pelos valet parking.

A empresa deve se responsabilizar por danos aos carros e multas no período estacionado, além da contratação de motoristas habilitados. "É necessário disciplinar a prestação do serviço, trazendo garantias aos usuários, transformando este trabalho informal em formal", diz Frote.

O projeto é de 2004 e outros dois semelhantes, apresentados no ano passado pelos vereadores Mario Celso Cunha, João Cláudio Derosso e Rui Hara, todos do PSDB, foram anexados à proposta.  Rizieri de Oliveira Ventura trabalha há oito anos com valet parking em Curitiba.

Para ele, o mais importante é saber que agora sua empresa vai trabalhar dentro da lei. Segundo ele, 90% dos clientes sequer sabem que o setor não é regulamentado. Ele calcula que existam pelo menos 30 dessas empresas na cidade. Só umas quatro ou cinco teriam CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba), 07 de março de 2007

Mais carros

O crescimento da frota de veículos foi tema de duas reportagens nesta semana

Garagem no Pateo vai a debate na Prefeitura

O encontro no Conpresp deverá ocorrer na próxima reunião da entidade (em 14 dias) e a ACSP já confirmou sua presença

Vereador pede a Avamileno para não cobrar estacionamento

A assessoria do governo informou que assim que o prefeito receber o documento fará, juntamente com os setores técnicos responsáveis, um estudo para analisar o pedido do vereador

Current banking behavio (...)

Bandalhas com endereço certo

Ruas Pinheiro Guimarães e General Polidoro estão repletas de irregularidades

Flanelinha oficial

Guardadores, nas ruas há dez anos, ainda desagradam

Current banking behaviors are

A quem compete a segurança?

Usuários consideram que os danos sofridos pelos veículos no estacionamento devem ser indenizados

Current banking (...)

Brasil perde sputa por importação de pneus usados para União Européia, na OMC

A disputa foi aberta em 2005 por causa de uma lei brasileira de 2000 que estabelecia que produtos usados não podem ser importados