Fiscalização eletrônica da Zona Azul Digital começa em Piracicaba

estacionamentouberlandia-838

O monitoramento de vagas da ZAD (Zona Azul Digital) por meio de veículos com câmera começou ontem, 11 de julho. Dois carros farão a fiscalização eletrônica do uso das vagas do estacionamento rotativo e a informação, captada das placas dos veículos estacionados, segue para o sistema da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).

A iniciativa visa promover a rotatividade na utilização das vagas. A ferramenta foi anunciada em dezembro de 2015 e, desde então, estava em fase de acertos e testes. Conforme a Semuttran, o novo formato de gerenciamento está de acordo com as resoluções nº 471 e 532 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os veículos fiscalizadores têm seis câmeras cada, além de GPS e leitor de placas.

Quando for identificado um veículo irregular, um alerta será enviado para o sistema e o agente de trânsito receberá o aviso da irregularidade. Se o sistema acusar irregularidade, o agente não necessariamente precisará estar no local para que o veículo seja multado, a infração poderá ser aplicada por videomonitoramento.

“Vai ajudar na questão da irregularidade, principalmente para quem não paga e nada acontece”, disse Jorge Akira, titular da Semuttran. Pela leitura das câmeras também serão enviadas, instantaneamente, informações para a Polícia Militar, que saberá se o carro é roubado.

Paulo Checoli, presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), disse que este será mais um importante instrumento de segurança para comerciantes e clientes que utilizam a Zona Azul. O diretor da Estapar, empresa responsável pelo sistema de Zona Azul na cidade, Adelcio Antonini, afirmou que o investimento em tecnologia trará ainda mais transparência para o usuário e poder público. Mas, a medida não agrada a todos. “É mais um investimento desperdiçado e para continuar multando os outros”, disse o empresário Luiz Arnaldo Clemente Filho, 36.

Hoje há na cidade 4.477 vagas de estacionamento rotativo, sendo 3.303 de Zona Azul, 176 de idosos, 104 de deficientes, 99 de zona branca, 781 para motocicletas e 14 para carros-fortes. A Zona Azul digital funciona na cidade desde 2012.

Fonte: Jornal de Piracicaba - Piracicaba - 06/07/2016

Zona Azul digital, rentável para quem?

Por Jorge Hori* A Prefeitura de São Paulo lançou mais uma tentativa de automatizar o uso das vagas de estacionamentos rotativos, mais conhecida como Zona Azul (...)

Farol aceso passa a ser exigido na estrada

Começou a valer dia 8 a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que obriga o uso de farol baixo mesmo durante o dia em rodovias para veículos de passeio. A partir de agora, o motorista que (...)

Sem lugar de parar (GO)