Farol aceso passa a ser exigido na estrada

rodoviasp-728

Começou a valer dia8 amudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que obriga o uso de farol baixo mesmo durante o dia em rodovias para veículos de passeio. A partir de agora, o motorista que não deixar o equipamento aceso ao pegar a estrada estará sujeito à multa de R$ 85,13 e à perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Anteriormente, a exigência valia para caminhões, ônibus e motocicletas. A nova lei federal, proposta pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e sancionada em maio pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o uso de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância de três quilômetros por quem trafega no sentido contrário. “A medida traz vantagens porque o veículo passa a ficar mais visível. O motorista pode até não perceber, em um primeiro momento, mas aquele que estiver tanto à frente como atrás o verá com mais facilidade, e isso poderá evitar colisões traseiras”, avalia a coordenadora da área de segurança viária da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Viviane Riveli de Carvalho. No caso dos veículos de passeio, o uso de farol baixo era exigido somente à noite ou dentro de túneis. Agora, os motoristas devem ficar atentos porque a nova regra também é obrigatória mesmo nos trechos urbanos das estradas, como é o caso das Rodovias Anchieta, Dutra e Raposo Tavares, o que deve facilitar a visualização dos veículos pelos pedestres. A fiscalização e a autuação estão a cargo da Polícia Militar Rodoviária.

Na cidade

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já havia editado resolução recomendando o uso de farol baixo nas rodovias de dia, mas o entendimento do Congresso Nacional era de que só uma norma com força de lei levaria os motoristas a adotarem a medida – a exemplo do que aconteceu com o cinto de segurança. “Temos orientado o usuário a adotar o hábito de usar o farol baixo em todas as situações. Se passar a fazer isso também na cidade não terá problemas na hora de dirigir na rodovia”, diz Viviane. Responsável por fiscalizar os 6,4 mil quilômetros de rodovias concedidas em São Paulo, a Artesp não tem estimativa de quanto a nova regra poderá reduzir o número de acidentes.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 08/07/2016

Zona Azul digital, rentável para quem?

Por Jorge Hori* A Prefeitura de São Paulo lançou mais uma tentativa de automatizar o uso das vagas de estacionamentos rotativos, mais conhecida como Zona Azul (...)

Sem lugar de parar (GO)

Em breve, 35 novos pontos devem receber placas que proíbem estacionamento em Goiânia. Entre os endereços, estão vias movimentadas como a Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista (...)

Solidariedade (SC)