Estapar/HoraPark: soluções para estacionamento rotativo com responsabilidade social (Araraquara)

parquimetroitajai-202

Melhorar a rotatividade de veículos e dar oportunidade de estacionamento para incrementar as atividades do comércio e de serviços no centro da cidade. Esse é o objetivo do sistema de Área Azul por terminal de pagamento (parquímetro) da empresa Hora Park, do grupo Estapar, que, ciente de sua responsabilidade socioambiental, também realiza ações no decorrer do ano, beneficiando entidades filantrópicas da cidade, tais como o Estacionamento Solidário, Maio Amarelo e Semana de Trânsito.

Além disso, Nilson Carneiro, diretor presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), explica que o contrato de concessão firmado pelo município com a empresa é de outorga onerosa, ou seja, um percentual de 55,10% do lucro líquido da Estapar/HoraPark é repassado para a Prefeitura que, por sua vez, destina os valores ao Fundo Social de Solidariedade. O sistema de Área Azul utilizado em Araraquara foi desenvolvido pela Estapar e já funciona desde 2002 oferecendo comodidade e conforto para milhares de motoristas.

Atualmente, oferece um total de 1.099 vagas no Centro, das quais 980 são Zona Azul. As demais são exclusivas para idosos (59), portadores de deficiência (43) e Zona Branca (17, com tolerância de 15 minutos). Para implantar e administrar estacionamentos e soluções que facilitem a mobilidade urbana, a Hora Park utiliza tecnologia de ponta para o pagamento de estacionamento rotativo da Área Azul.

VAGA INTELIGENTE - O serviço de Área Azul migrou definitivamente para plataforma digital, possibilitando ao motorista pagar, renovar e regularizar seu ticket pelo celular, através do aplicativo Vaga Inteligente, o mesmo utilizado na cidade de São Paulo. Esse app possibilita o monitoramento do tempo de estacionamento na Área Azul sem que a pessoa tenha que retornar até o veículo. Tudo é feito no celular, com rapidez e segurança. O investimento significativo em tecnologia garante aos clientes o acesso total à operação com transparência e controle. E Araraquara está entre os 17 municípios brasileiros que podem contar com esse moderno serviço de Área Azul Digital. Além disso, existem mais duas formas de pagamento. O motorista pode optar pelo terminal de pagamento, onde ele insere as moedas e o relógio avisa até que horas o carro pode ficar estacionado na vaga, ou utilizar o cartão eletrônico, que pode ser carregado em qualquer um dos terminais ou na Central de Atendimento ao Usuário, localizada na Avenida Duque de Caxias, no 738, Centro. Os serviços oferecidos hoje pela Estapar estão em sintonia com o que existe de mais moderno no mundo em gestão de estacionamentos.

AÇÕES SOCIAIS - A Estapar/Hora Park utiliza sua posição de liderança no segmento para atuar também como agente transformador para a comunidade. Dessa forma, além de gerar benefícios diretos e, em longo prazo, com a mobilidade urbana, por meio da Área Azul, também incentiva a população a contribuir com as entidades que prestam serviços reconhecidos e com responsabilidade social. Durante a sua atuação em Araraquara, a Estapar/Hora Park colaborou com diversas ações sociais. São iniciativas realizadas na cidade regularmente que integram o programa de responsabilidade socioambiental da Hora Park e já somaram aproximadamente R$ 1,5 milhão, divididos entre entidades filantrópicas locais.

Entre essas ações, já está marcada para agosto, dentro das atividades comemorativas dos 200 anos de Araraquara, a realização do Dia do Estacionamento Solidário, realizado anualmente. Neste dia, 100% do valor arrecadado na Área Azul são revertidos para instituições de caridade. Além da doação, a campanha, em parceria com a Prefeitura, Controladoria de Trânsito e o Fundo Social de Solidariedade, tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre a importância do comportamento solidário e divulgar as ações da entidade beneficiada. Para tanto, a empresa realiza uma campanha de divulgação maciça e conta com o apoio de parceiros locais.

Fonte: Revista Kappa Magazine - Araraquara - 05/06/2017

Os decisores têm optado pelo uso do carro

Por Jorge Hori* O uso e ocupação do solo urbano são promovidos pelos decisores: os que, em função de condições econômicas ou de poder, decidem onde morar, onde construir para os outros morarem, onde i (...)

SP atrai 26 interessados em parques