Estacionar em shopping está mais caro (Campinas/SP)

cancelashopping-112

Ir ao shopping se transformou em mais do que um momento de compras. Lazer e segurança estão entre os motivos que levam milhares de campineiros a frequentarem os centros de compras da cidade. Mas, para passear pelos locais, é preciso pagar pelo estacionamento e o preço médio nos grandes shopping centers de Campinas é hoje de R$ 9,00.

Neste mês, dois estabelecimentos — Parque D. Pedro Shopping e Parque das Bandeiras Shopping — elevaram o valor de R$ 8,00 para os R$ 9,00. A variação foi de 12,50%. Os reajustes costumam ser anuais. No Centro de Campinas, o valor pago pela primeira hora de estacionamento aos finais de semana fica entre R$ 8,00 e R$ 9,00. Os consumidores acreditam que o preço está muito salgado tanto na região central quanto nos shopping centers, mas preferem não arriscar a deixar o veículo na rua.

Além disso, estacionar na via pública na região central também tem o custo da parada rotativa (zona azul) que sai por R$ 4,00 (com tempo de permanência que vai de duas a cinco horas, dependendo do local) ou dos conhecidos flanelinhas que pedem aquela caixinha de R$5,00 aR$ 15,00, conforme o lugar e o dia. O vendedor Luis Antônio Dias afirmou que pagar estacionamento dói no bolso, mas é mais seguro do que ficar exposto ao risco de ter o veículo furtado. “Já tive um carro furtado quando fui assistir um show e não quis deixar o veículo no estacionamento. Eu tinha seguro, mas foi aquela dor de cabeça. Costumo frequentar muito os shopping centers de Campinas e já calculo no valor do passeio com a família a questão do estacionamento. Não é barato, mas é o custo que se paga por segurança”, disse. A dona de casa Maria de Fátima Resende comentou que é uma consumidora de shopping center e se sente mais segura em deixar o veículo nos centros de compra. “Não costumo ir ao Centro de Campinas. Prefiro os shopping centers. Gosto mais da comodidade e da segurança. Claro que isso tem um preço que é pagar pelo estacionamento, mas acho que vale a pena. Lógico que o valor podia ser mais barato”, afirmou.

Custo

A mudança do valor do estacionamento no Parque D. Pedro Shopping ocorreu no feriado de Corpus Christi. Em nota, a direção do centro de compras informou que, “a partir do dia 15 de junho de 2017, o preço do estacionamento passou para R$ 9,00, pelo período de até 12 horas. O reajuste, relacionado a melhorias no local, abrange também a cobrança para motos. O valor cobrado pelo serviço com manobrista se mantém em R$14,00 ahora”. No Parque das Bandeiras Shopping, o aumento ocorreu no começo deste mês. O valor passou de R$ 8,00 para R$ 9,00. Em nota, o centro de compras informou que “o valor de estacionamento é R$ 9,00 por 12 horas de permanência, e após esse período, cobra-se R$ 2,00 para cada hora adicional. A administração do centro de compras reajustou em junho de 2017 o valor, que antes era de R$8,00”. De acordo com informações do centro de compras, o estabelecimento “também trabalha com tarifa especial de R$ 2,00 no horário do almoço, das 11h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira. O estacionamento tem a capacidade de 2 mil carros”. No Iguatemi Campinas, a tarifa única é de R$ 9,00 pela diária. O pernoite sai por R$ 25,00.

O último reajuste foi em 1º de novembro de 2016. No Galleria, que é administrado pelo mesmo grupo do Iguatemi, os valores atuais são de R$ 9,00 (até cinco horas), R$ 10,00 (até seis horas), R$ 11,00 (até sete horas) e R$ 16,00 (de sete a 12 horas). O último reajuste ocorreu em 29 de março deste ano. Todas as tarifas tiveram uma elevação de R$ 1,00. No Jaraguá Conceição, o valor da primeira hora é de R$ 13,00. Não há previsão de aumento. No Prado Boulevard, é cobrado R$ 6,00 por quatro horas e R$ 1,00 para as demais. A última alta foi em março deste ano. O valor anterior era de R$ 5,00 para as primeiras quatro horas. No Campinas Shopping, o valor é de R$ 8,00 por quatro horas. O consumidor paga R$ 1,00 na hora adicional. O centro de compras informou em nota que não houve aumento recente e não há previsão de subida do valor. No Unimart Shopping, o custo do estacionamento é de R$ 6,00 (por 12 horas).

Fonte: Correio Popular - Campinas - 18/06/2017

Os decisores têm optado pelo uso do carro

Por Jorge Hori* O uso e ocupação do solo urbano são promovidos pelos decisores: os que, em função de condições econômicas ou de poder, decidem onde morar, onde construir para os outros morarem, onde i (...)

SP atrai 26 interessados em parques