Parking News

Estacionamentos inovam com aplicativos e serviços

smsfortaleza-311

A receita com estacionamento tem sido relevante para os shoppings, contribuindo entre 10% a 30% do faturamento. Isso tem levado ao lançamento de diversas novidades para o cliente. De aplicativos que permitem o pagamento pelo celular a espaços onde se pode recarregar a bicicleta elétrica, as inovações ganham espaço em várias cidades. O movimento também tem criado oportunidades para empresas que administram os espaços ou que trabalham com pagamento eletrônico. Em abril de 2014, o Shopping D lançou sistema de pagamento de estacionamento por meio de smartphone, sem que o consumidor precise pegar filas, se tornando pioneiro na cidade de São Paulo.

O sistema também é ferramenta de marketing, pois representa um canal de relacionamento pelo qual podem ser oferecidas promoções. O Shopping D dispõe de 1,8 mil vagas e recebe um milhão de pessoas por mês.

Investimentos constantes são feitos para atrair a atenção dos usuários e melhorar serviços. Um dos destaques é a sinalização aérea, que usa luzes coloridas para informar quais vagas estão disponíveis. Outra novidade é o uso de placas com código de barras bidimensional que pode ser lido por aplicativos de smartphones e tablets. Ao estacionar, o cliente aponta o leitor para o código do pilar mais próximo de seu veículo. O aplicativo transforma o código em mensagem que informa sua localização.

Hoje 350 shoppings no Brasil cobram pelo estacionamento, o que cria um mercado em potencial para empresas que gerenciam os espaços ou para as que disponibilizam sistema de pagamento eletrônico.

Para José Roberto Barsotti Baldin, professor da Faap, o movimento de interiorização dos shoppings tem ensejado estratégias diferentes para os gestores, enquanto a terceirização dos estacionamentos tem sido crescente. Hoje quase metade dos centros comerciais está no interior do país, a outra metade, nas grandes capitais. Muitos shoppings do interior não cobram no início o estacionamento, deixando para iniciar a cobrança entre seis a 24 meses depois. Há estudos que apontam que o fluxo de pessoas pode cair entre 25% a 30% por conta da cobrança de estacionamento nessas cidades menores, onde geralmente existe maior facilidade para se estacionar fora e perto do shopping, diferentemente do que ocorre nas grandes capitais. A terceirização ganha espaço nos estacionamentos, não apenas na contratação de manobristas para áreas VIPs, mas também com as contratadas responsabilizando-se pela sinalização, pintura das faixas, iluminação, manutenção. "O estacionamento é importante porque ele é o primeiro contato da maioria do consumidor", diz Baldin.

Fonte: Valor Econômico (SP), 16 de julho de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Valorização dos associados é prioridade

Entre as diversas ações que o SINDEPARK está desenvolvendo este ano, uma das mais importantes é a de valorização das empresas associadas. Faz parte desse trabalho a veiculação de anúncios na revista (...)

Compartilhando espaços na Paulista

Por Jorge Hori* Em nome do direito à cidade, uma minoria de ativistas, com apoio do prefeito de São Paulo, quer restringir o direito de uma grande parte dos cidadãos paulistanos. No domingo (19 de ju (...)

Parar em vagas exclusivas será infração grave

Motoristas que desrespeitarem as vagas destinadas para pessoas com deficiência poderão ser punidos com multas mais pesadas a partir do ano que vem. A infração, que hoje é considerada uma penalidade le (...)

Guarujá ainda aguarda zona Azul

Reivindicação que já completa pelo menos três décadas em Guarujá, a regulamentação de espaços públicos para estacionamento deveria estar em vigor desde o início deste ano. Essa, pelo menos, era a expe (...)

Guaratinguetá terá parquímetros solares

A cidade de Guaratinguetá vai adotar a tecnologia do Parquímetro Street, desenvolvida pela empresa Digicon. O equipamento funciona por energia solar e controlará de forma inteligente, na primeira fase (...)


Seja um associado Sindepark