Parking News

Inteligência Estratégica

Estacionamento é solução e não problema

13/03/2018


Voltar


decoraodegaragens-576

Por Jorge Hori*

Se formos pelas notícias da mídia, no ano que vem não teremos mais carros nas ruas, em todas as cidades do mundo. Se não for ano que vem, será logo depois.

Os movimentos mundiais anticarros têm capacidade de ocupar os espaços da mídia e chegam a influir em decisões empresariais e políticas, mas não conseguem influir sobre os protagonistas mais importantes: os usuários do automóvel.

A sua influência efetiva é sobre um pequeno grupo de ativistas que - aparentemente - vem crescendo em todo o mundo, mas quantitativamente marginal.

O que esses movimentos têm conseguido é transformar o comportamento anticarro em politicamente correto. E, ao contrário, transformar a defesa do carro em incorreta.

Mas não conseguem a coerência entre o discurso e a ação. Uma grande parte dos ativistas anticarro faz o discurso, mas não abandona o seu carro.

Nas grandes cidades brasileiras, a crise econômica reduziu as frotas operacionais de veículos de passeio, reduziu a venda de carros no mercado interno, reduziu a demanda dos estacionamentos. Só não melhorou os congestionamentos. Se houve redução na circulação de veículos, isso não foi notado pela população urbana. A sensação foi a contrária. O que tinha fundamento. A frota não cresceu, como anteriormente, mas a circulação aumentou, por conta das novas tecnologias.

O politicamente correto vem perdendo relevância, pela sua ineficácia e geração de sequelas indesejáveis.

Não obstante, esses movimentos seguem acusando os estacionamentos de causadores do aumento dos congestionamentos e da poluição ambiental, por incentivar o uso do automóvel.

Continuam sustentando essas ideias, apesar de serem desmentidos pelos fatos.

O mercado imobiliário está se recuperando, com diversos novos lançamentos. Todos oferecendo vagas. Sem vagas, não vendem.

A indústria automobilística vem reagindo aos movimentos anticarro. Já anunciaram a eliminação do diesel, para os automóveis. Mas não o retiraram dos caminhões. Estão vendendo a ideia do carro elétrico. Muda o combustível, mas o carro continua.

A moda é o carro autônomo. Que resolveria todos os problemas, menos um: o uso das vias terrestres. Consequentemente, não resolverá o problema dos congestionamentos.

Acabar com os estacionamentos não é saída para reduzir os congestionamentos. É solução e não problema.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição


Maxipark inaugura unidade em Alphaville (SP)

  Com sede em Alphaville, no município de Barueri (SP), a empresa Maxipark acaba de inaugurar mais uma unidade, desta vez no empreendimento iTower, na alameda Xingu, 350, em Alphaville Industrial. Para atende (...)


Indigo, de estacionamentos, promete investir R$ 100 milhões por ano no Brasil

Responsável pelos estacionamentos de 88 shoppings no Brasil, a Indigo quer crescer no País. Um investimento de R$ 100 mil (...)


Placas de veículos no padrão Mercosul começam a valer em 1º de setembro

  O prazo para as placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul vai começar em 1º de setembro de 2018, informou resolução publicada dia 8, no Diári (...)


Santo André amplia vagas de Zona Azul (SP)

A Prefeitura de Santo André vai aumentar em 14,7% a oferta de vagas de Zona Azul na cidade a partir do próximo dia 19. (...)


Santos deverá implantar sistema eletrônico de vagas (SP)

A CET de Santos deverá publicar nos próximos dias uma licitação para remodelar o sistema de vendas (...)


Cliente quer loja com estacionamento (MG)

Uma pesquisa da FecomercioMG mapeou o comportamento do consumidor na jornada até a loja. Segundo o levantament (...)


Edifício-garagem (Blumenau/SC)

Está em avaliação na Câmara Municipal de Blumenau um projeto de lei que concede incentivo fiscal para quem (...)


Parquímetros começam a ser instalados (Erechim/RS)

Após longa espera e experiências malsucedidas no estacionamento rotativo de Erechim, a empresa que ganhou a lici (...)


Legislativo derruba veto do prefeito sobre seguro total do VR Parking (Barra Mansa/RJ)

Prevendo a criação de 50 empregos diretos, o VR Parking, novo estacionamento rotativo do município, terá (...)


Estacionamento irregular no Centro é interditado (Niterói/RJ)

Um estacionamento irregular na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, foi interditado dia 7, durante ação conju (...)


Parquímetros já em uso na Cidade Alta (Vitória/ES)

Quem estaciona em ruas da Cidade Alta, no Centro de Vitória, desde ontem, tem de usar os parquímetros. O sistema (...)


Preço para estacionar varia 250% (Salvador/BA)

Os motoristas que circulam pela capital baiana precisam pesquisar bem para não acabar pagando caro para estacionar por (...)


Estacionamentos da Ilha são fiscalizados (São Luís/MA)

Para garantir o cumprimento da Lei Municipal nº 6.113/2016, que teve sua eficácia reconhecida pelo Tribunal de Just (...)


Cadastre a sua empresa no Sindepark

Clique Aqui