Preço para estacionar varia 250% (Salvador/BA)

salvadorpelourinho-627

Os motoristas que circulam pela capital baiana precisam pesquisar bem para não acabar pagando caro para estacionar por poucos minutos em locais privados. A Tribuna da Bahia fez um levantamento com os principais estacionamentos da cidade, e pôde constatar que o valor cobrado pela hora varia entre R$ 4 e R$ 14, dependendo da localidade em que se encontra o estabelecimento.

De um bairro para o outro, o aumento no valor cobrado pela hora pode chegar a 250%. Não precisa nem mudar de empresa para notar a diferença no valor. Enquanto na Piedade uma administradora cobra R$4 ahora, a mesma empresa cobra R$ 14 para estacionar durante o mesmo período no bairro do Pituba, por exemplo. Atendendo uma grande variedade de bairros, como Itaigara, Parque Bela Vista, São Marcos, Água de Meninos, Garcia, Campo Grande, Ondina e Rio Vermelho, a Well Park Estacionamento e Serviços cobra R$ 6 pela hora fechada no Campo Grande, já no Itaigara o valor passa para R$ 14.

O único valor fixo que possui a Well Park, da empresa Estapar, é a cobrança de R$3,50 acada 15 minutos.

A mesma variedade de preços pode ser identificada em outras empresas, como a Sol Park, que atende bairros como Garcia, Graça, Ondina, Caminho das Árvores e Piatã. No Comércio, o valor fechado da hora sai por R$ 9,90, com tolerância inicial de cinco minutos. Já no Campo Grande, região próxima, os primeiros 60 minutos custam R$ 12. Quem quiser pagar a diária, nada de muito desconto: R$ 62. Na MultiPark, a diária sai um pouco mais barata, R$ 45. O valor da hora, R$ 10,80. Diferente das outras empresas, nesta é possível aproveitar da cobrança fracionada. A cada minuto ultrapassado é cobrado R$ 0,17. Vale lembrar, conforme esclarece a Associação Brasileira de Estacionamentos (Abrapark), que a cobrança fracionada pelo serviço de estacionamentos foi já foi há algum tempo suspensa em Salvador, por ter sido considerada inconstitucional pela Justiça e pelo próprio Supremo Tribunal Federal.

No entendimento dos tribunais, a medida impedia o livre exercício do direito de propriedade e de atividade econômica, além da livre concorrência. “A Abrapark não interfere no modo de cobrança e nem no valor da tarifa de seus associados, embora recomende que todos os estabelecimentos ofereçam aos seus clientes um tempo mínimo de tolerância entre as horas”, declarou a associação.

Variedade de preços vai de acordo com a oferta e procura por vagas

Em entrevista à Tribuna, o diretor de fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Iratan Vilas Boas, explicou o motivo da grande variedade de valores entre os bairros da cidade.

“Um espaço, em determinado bairro, tem aluguel com valor diferente. Como em alguns lugares o custo é maior, os fornecedores poderão diferenciar seus preços se baseando nos gastos, por isso não há uma padronização. Sendo assim, eles têm a liberdade de escolha dos seus preços”, esclareceu. Os valores, por sua vez, não podem ser definidos com a obtenção da vantagem manifestante excessiva, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.

Ou seja, nomeia-se prática abusiva quando o valor exige vantagem sobre o consumidor, sendo muito mais caro do que a empresa gasta para ofertar o serviço. “Essa liberdade do fornecedor limita-se no valor de mercado. Não tem parâmetro estabelecido, mas não se pode enriquecer ilicitamente. Temos como exemplo uma garrafa de água, que em marcas comuns custa R$ 2. Alguns estabelecimentos cobram R$ 5, outros até um pouco mais caro, R$ 7. Mas, se for notório que está ultrapassando os limites da razoabilidade, como cobrar R$ 50 na água, há a prática abusiva”, exemplifica Iratan Vilas Boas.

Fonte: Tribuna da Bahia - Salvador - 06/03/2018

Estacionamento é solução e não problema

Por Jorge Hori* Se formos pelas notícias da mídia, no ano que vem não teremos mais carros nas ruas, em todas as cidades do mundo. Se não for ano que vem, será logo depois. Os movimentos mundiais antic (...)

Maxipark inaugura unidade em Alphaville (SP)