Parking News

Placas de veículos no padrão Mercosul começam a valer em 1º de setembro

 

O prazo para as placas de veículos adotarem o padrão dos países do Mercosul vai começar em 1º de setembro de 2018, informou resolução publicada dia 8, no Diário Oficial da União. No dia anterior, o Ministério das Cidades havia divulgado que a medida teria seis meses para entrar em vigor.

Como será o cronograma?

- 1ª etapa começa em 1º de setembro de 2018;

- Será válida para modelos zero quilômetro, veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas;

- Os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar.

Placa terá chip

A nova placa vai ter uma tarja azul, bandeira do Brasil e outra configuração de letras e números. Além disso, contará com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, fica facultativo ao proprietário antecipar a substituição da placa.

Adiada duas vezes

Apresentada em2014, anova placa deveria ter começado a ser adotada no Brasil em janeiro de 2016, mas foi adiada duas vezes: primeiro para 2017 e, depois, sem prazo específico. Argentina e Uruguai já começaram a usar.

O que muda

1- Mais letras e menos números

Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa;

2- Novas cores

A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;

3- Estado e cidade com nome e brasão

O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nomes da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões;

4- Tamanho

A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cmde comprimento por13 cmde largura);

5- Contra falsificações

Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação.

6 - Preço e quem terá que trocar

O modelo será adotado primeiro para novos emplacamentos. Segundo o Denatran, o preço da nova placa será o mesmo das atuais.

Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação.

Fonte: G1, 08/03/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamento é solução e não problema

Por Jorge Hori* Se formos pelas notícias da mídia, no ano que vem não teremos mais carros nas ruas, em todas as cidades do mundo. Se não for ano que vem, será logo depois. Os movimentos mundiais antic (...)

Maxipark inaugura unidade em Alphaville (SP)

Com sede em Alphaville, no município de Barueri (SP), a empresa Maxipark acaba de inaugurar mais uma unidade, desta vez no empreendimento iTower, na alameda Xingu, 350, em Alphaville Industrial. Para (...)

Santo André amplia vagas de Zona Azul (SP)

A Prefeitura de Santo André vai aumentar em 14,7% a oferta de vagas de Zona Azul na cidade a partir do próximo dia 19. Atualmente, a cidade conta com demarcações para estacionamento rotativo de 4.348 (...)

Cliente quer loja com estacionamento (MG)

Uma pesquisa da FecomercioMG mapeou o comportamento do consumidor na jornada até a loja. Segundo o levantamento 55,5% dos entrevistados dizem que o fato de o comércio ter estacionamento influencia par (...)

Edifício-garagem (Blumenau/SC)

Está em avaliação na Câmara Municipal de Blumenau um projeto de lei que concede incentivo fiscal para quem construir edifícios destinados a estacionamento. A proposta do vereador Adriano Pereira prevê (...)

Preço para estacionar varia 250% (Salvador/BA)

Os motoristas que circulam pela capital baiana precisam pesquisar bem para não acabar pagando caro para estacionar por poucos minutos em locais privados. A Tribuna da Bahia fez um levantamento com os (...)


Seja um associado Sindepark