Estacionamento do Parque da Lajinha será pago (MG)

Em até 90 dias, a utilização do estacionamento do Parque da Lajinha passará a ser cobrada. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) finalizou o processo de licitação para exploração do espaço, sendo que a empresa TG Conservadora Eirelli venceu o pregão. A Tribuna questionou a Administração municipal sobre os preços a serem cobrados para utilização do estacionamento e aguarda retorno. O valor da cobrança será revertido em recursos para manutenção do próprio espaço, de acordo com a PJF.

Conforme a Prefeitura, o valor cobrado para o estacionamento de veículos do local deve ser em conformidade com os preços de mercado apresentados pela empresa responsável, mas as quantias a serem cobradas não foram detalhadas. O edital de licitação ainda destaca que é vedada a prática de valor exorbitante ou que destoe dos praticados por outros estabelecimentos que exerçam a mesma atividade no município.

A empresa vencedora da licitação, TG Conservadora Eirelli, assinou o Termo de Permissão de Uso no último dia 6 de janeiro. A partir da data, a entidade tem o prazo de 90 dias para instalar equipamentos de segurança, elétricos, sinalização, guarita e controle do local.

A cobrança do estacionamento só será efetuada após a empresa fazer as adaptações necessárias para a operação. Conforme consta no edital de licitação, ela deverá oferecer aos usuários “estacionamento em perfeitas condições de higiene, devidamente sinalizado, iluminado, fechado em todo o seu perímetro, com piso apropriado, vagas demarcadas e controle de acesso automatizado (cartão/ticket)”. A entrada no parque segue ocorrendo de forma gratuita.

A TG Conservadora Eirelli venceu o pregão eletrônico pelo valor de R$ 3.520, que será pago mensalmente para exploração do estacionamento. O prazo de vigência do Termo de Permissão será de cinco anos, prorrogável pelo mesmo período.

Mais de 60 vagas

A área de estacionamento do Parque da Lajinha conta com 66 vagas para carros, sendo que, destas, quatro são para uso exclusivo de idosos, e duas, para uso exclusivo de deficientes. Além disso, há também 14 vagas para motos e sete para bicicletas.

Manutenção do local

De acordo com a PJF, a cobrança do estacionamento no local tem como objetivo organizar a utilização do Parque da Lajinha, além de garantir segurança para os proprietários dos veículos e captar recursos para serem investidos no próprio espaço.

“Nós constatamos que a área estava sendo utilizada por pessoas que nem utilizavam o parque e, às vezes, o dia inteiro, impedindo a outras pessoas a visitação, havendo a necessidade de estruturação, até para impedir furtos nos veículos”, explicou a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura.

Jornal Tribuna de Minas - Juiz de Fora - 15/01/2023

Zona Azul (Florianópolis/SC)

A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis assinou um novo contrato com a Rizzo Parking para prestação (...)