Como os shoppings têm usado a IA para melhorar a experiência do consumidor

A tecnologia está moldando uma experiência de compra de uma forma que transcende os limites tradicionais. Como um observador atento do mercado de shoppings brasileiros, percebo que a Inteligência Artificial (IA) é, sim, uma potência que está redefinindo a forma como nos envolvemos com os espaços comerciais.

Imagine entrar em um shopping e ser recebido por uma experiência que parece ter sido meticulosamente criada apenas para você. Ao rastrear suas escolhas de compras e visitas anteriores, preferências e histórico de navegação (com a sua autorização, é preciso lembrar), a IA mostra aos lojistas e shoppings o caminho para que eles ofereçam produtos que são um reflexo direto dos seus gostos. Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por opções, essa personalização é um farol que nos poupa tempo ao nos guiar por um mar de escolhas.

Enquanto nos aventuramos por corredores e lojas, a IA está ao nosso lado na forma de assistentes virtuais. Esses chatbots habilmente programados residem nos sites e aplicativos dos shoppings, respondendo instantaneamente às nossas perguntas e demandas. A busca por uma loja específica, informações sobre promoções ou orientações sobre os espaços do shopping se tornaram tarefas simples graças a esses assistentes virtuais que nos atendem prontamente.

Monitor Mercantil - 9 de setembro de 2023