Carro feito em impressora 3D usa energia solar e filtra a poluição do ar

Um grupo de universitários holandeses achou que o carro elétrico que eles desenvolveram, que usa a energia solar responsável por 15% de sua carga, não era suficiente para proteger o meio ambiente. Ele precisava fazer mais.

O Zem, sigla em inglês para mobilidade de emissão zero, foi desenvolvido com uma carroceria feita em impressora 3D, usa revestimento interno feito de abacaxis e placas solares para captar energia da atmosfera.

Para chegar à neutralidade de emissões de fato, os 35 estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven envolvidos no projeto desenvolveram filtros, que ficam embaixo do carro para captar o dióxido de carbono do ar. O trabalho funciona com o próprio movimento do Zem.

Eles também desenvolveram estações de carga que captam esse dióxido de carbono para que ele possa ser utilizado como fonte de outros combustíveis limpos ou apenas armazenados de forma que ele não volte à atmosfera.

O incômodo, por enquanto, é que os filtros precisam ser esvaziados a cada 320 km de uso.

O retorno, no entanto, é pequeno. O dispositivo captura atualmente apenas 2 kg de dióxido de carbono a cada 32 mil km. A quantidade representa apenas 0,04% da emissão de um veículo a combustão por ano e menos de um décimo da quantidade que uma árvore média absorve anualmente.

Mas o grupo comemora esse pequeno primeiro passo para criar um veículo de emissão neutra. "Conseguimos: cinco estudantes com muita vontade, mas muito menos experiência do que a principal indústria com a qual competimos", disse Nikki Okkels, gerente de relações externas da TU/ecomotive, em entrevista à rede de TV CNN. (Imagem: divulgação)

UOL, 06/09/2023

Categoria: Mundo do Automóvel