Cobrança em parques enfrenta resistências

pqibirapuera-991

A cobrança por estacionamento em parques estaduais da capital paulista completou dois meses. E ainda enfrenta queixas e cobranças da população. Há um ano, os sábados de Andréia Luz, de 35 anos, começam por volta das 5 horas. Após abastecer o carro com equipamentos de ginástica, ela dirige cerca de13 quilômetrosde Pirituba, na zona norte de São Paulo, até o Parque Villa-Lobos, em Pinheiros, na zona oeste.

É uma das sócias-proprietárias da assessoria esportiva Potencial Trainer, ao lado da instrutora de educação física Alessandra Navarro. Sem sede fixa, a empresa realiza atividades de treino funcional e orienta grupos de corrida no parque. De 30 alunos, perdeu seis em dois meses. Um dos motivos apontados é a cobrança pelo uso do estacionamento do parque, prática iniciada em 6 de fevereiro. “Muitos já comentavam que custear as aulas estava apertado, até por causa da crise. Ter de pagar para deixar o veículo foi a gota d’água”, relata.

Como o Villa-Lobos, os Parques Cândido Portinari e Água Branca, na zona oeste da cidade, e da Juventude e do Horto Florestal, na região norte, começaram a cobrar pelo uso do estacionamento neste ano. O valor tabelado parte de R$ 2,50 (duas horas de uso para motocicletas) e chega a R$ 30 (até 12 horas de uso para ônibus). No âmbito municipal, o Parque Burle Marx, no Morumbi, e a Zona Azul do Parque do Ibirapuera são os únicos com estacionamento pago.

Com gestão de empresas privadas, o aluguel dos espaços é visto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente como uma forma de arrecadação para possibilitar melhorias. No caso do estacionamento do Villa-Lobos, que também serve ao Cândido Portinari, a mudança representa um acréscimo de R$ 125,8 mil ao orçamento mensal do governo do Estado, de acordo com a secretaria. A mudança está, contudo, dividindo opiniões entre a população. Diferentemente de Andréia, a fisioterapeuta Ana Elisa Faria, de 33 anos, a considera um “avanço” para o Parque da Água Branca, que costuma frequentar semanalmente para fazer compras na Feira Orgânica. “Isto aqui ficava uma bagunça. Antes cada um estacionava onde queria. Agora tem até manobrista”, diz ela, que considera o valor cobrado justo para o “padrão São Paulo”. A aposentada Maria Angela Fernandes, de 78 anos, também concorda com a mudança. “Quando chovia, aqui ficava intransitável, não tinha como passar de tanta lama acumulada”, argumenta a moradora de Perdizes, que se exercita três dias por semana na Água Branca.

Segurança

Outra melhoria apontada é o fim da prática de deixar veículos no local, mesmo sem utilizar o parque, como aponta a pedagoga Alexandra Botsaris, de 49 anos. “A gente só aceita (uma imposição) quando tem um retorno, especialmente no sentido de segurança.

Aqui já levaram o estepe do meu carro há uns dois anos”, afirma a moradora de Perdizes. Já a professora Maria Pinto, de 55 anos, chama a mudança de “antidemocrática”. “Cada vez mais se cobra por tudo.”

Um dos parques mais recentes a aderir à cobrança é o Horto Florestal, que passou pela mudança no dia 26, surpreendendo a técnica de enfermagem Fernanda Rodrigues e o marido Rudney, ambos de 37 anos. “É quase preço de shopping, mas é um parque público – que ainda fica na periferia de São Paulo. Vamos ter de encontrar uma opção”, afirma ele.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 10/04/2017

Programa de Metas afeta pouco os estacionamentos

Por Jorge Hori* O prefeito de São Paulo, João Dória, apresentou a proposta do Programa de Metas da sua gestão, em cumprimento ao previsto na Lei Orgânica do Município, desde 2008. A apresentação do Pr (...)

Atualize os dados da sua empresa!

Constantemente, devido à importância de nossa atividade, o Sindepark é procurado pela mídia para fornecer dados do setor, assim como precisamos fornecê-los também a órgãos públicos perante os quais at (...)

Rotativo ampliado nas cidades (SC)

Após a volta do estacionamento rotativo em Criciúma, a prefeitura de Tubarão assinou com uma empresa de Joinville para gerir o sistema na cidade. Será apresentado também o modelo de funcionamento para (...)

Vale tudo por uma vaga (Niterói)