Parking News

Alívio até nos serviços

setorservicos-229

Dois anos de recessão e desemprego que já atinge 11,8% da força de trabalho brasileira, afetando 12 milhões de pessoas, finalmente abateram os preços dos serviços. O grupo, um dos mais resistentes a cair, por embutir a inflação passada no valor dos produtos, está em 6,88% nos últimos 12 meses. É a primeira vez que ele fica abaixo de 7% desde o início de 2012.

A preocupação do Banco Central (BC) com a resistência desses preços em ceder, exposta nos últimos comunicados, deve perder força nos próximos pronunciamentos oficiais da autoridade monetária. E, no início do próximo ano, o BC pode ficar mais ousado no corte de juros, reduzindo a taxa básica Selic em 0,5 ponto percentual a cada reunião, podendo chegar aos 10,5% daqui a um ano.

Atualmente, a taxa está em 14% ao ano. O Banco Central citava três itens de preocupação: alimentos, serviços e medidas fiscais para balizar sua política. No último comunicado, já tirou alimentação. Os serviços estão caindo, e a PEC (proposta de emenda constitucional) do teto dos gastos está sendo aprovada, o que vai permitir um ajuste mais forte nos juros — afirma o professor da PUC e especialista em inflação Luiz Roberto Cunha, que cita o impacto que a eleição americana pode ter na queda dos juros: “A eleição de Donald Trump trouxe incerteza forte. Se realmente impostos forem cortados, e gastos públicos subirem, causando inflação nos Estados Unidos, a esperada alta de juros lá pode acontecer mais rápido, e isso pode fazer a taxa aqui cair mais lentamente. Mesmo tendo subido em outubro para 0,47% (em setembro fora de 0,33%), a inflação dos serviços acumulada em um ano cai há três meses. A taxa seguiu o caminho de desaceleração do restante dos preços, que subiram 0,26% em outubro — a menor taxa para o mês em 16 anos”.

“Os serviços estão perdendo fôlego”, afirmou Eulina Nunes, coordenadora de Índices de Preços do IBGE, que divulgou dia 9 o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de base para o sistema de metas de inflação do governo.

A alta de 10,09% das passagens aéreas em outubro, outro componente que fez a inflação de serviços subir, não anulou a queda de 22,9% este ano. “Além das passagens, aluguéis e condomínio vêm caindo bastante”, ressaltou Eulina. Segundo André Braz, economista da FGV, o aluguel subia 7,96% em 12 meses fechados em outubro do ano passado. Este ano, a taxa baixou para 5,66%. Outro serviço com queda forte foi o salão de beleza.

A inflação anual em outubro deste ano foi de 5,75%, é quase a metade da taxa de 2015, quando subira 10,51%.

Fonte: O Globo - 10/11/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Reflexões sobre o que é estacionamento caro

Por Jorge Hori* As notícias divulgadas pelos informativos Parking News sobre os problemas de estacionamento em cidades do Interior se concentram na falta de vagas em vias públicas e dificuldades de im (...)

Motorista quer mais tempo para Zona Azul em papel

Mesmo com o fim próximo da validade das folhas de papel da Zona Azul – elas não poderão ser usadas a partir dos dia 20 deste mês–, muitos paulistanos ainda não sabem como funciona o sistema digital de (...)

Cariacica vai ganhar estacionamento rotativo (ES)

O município de Cariacica vai ganhar estacionamento rotativo até o início de janeiro do ano que vem. Ao todo, serão 1.500 vagas em quatro bairros da cidade e, para permanecer até duas horas na vaga, os (...)

Fundo estuda fazer carro elétrico no Brasil

A exposição pela primeira vez ao público no Brasil de um modelo elétrico da Tesla, o cupê esportivo Model S 70D exibido ao lado de outras supermáquinas no Espaço dos Sonhos do Salão do Automóvel de Sã (...)

Projeto proíbe cobrança de multa (GO)

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei que pretende modificar as regras para os procedimentos adotados por fornecedores de serviços de estacionamento e guarda de veículos nos Est (...)

Projeto ainda sob análise (PE)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) ainda não concluiu a avaliação dos documentos apresentados pela empresa Promoções e Eventos Ltda, para liberar a construção de um estacionamento em Porto de (...)

Rotativo voltará com mais vagas (Joinville/SC)

O estacionamento rotativo de Joinville voltará maior em 2017. Pelo decreto de regulamentação publicado dia 7 pelo Detrans, a primeira fase do sistema vai oferecer 2,1 mil vagas. Em um segundo momento, (...)

Zona Azul em São José (SC)

A Câmara de São José aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei complementar n° 12/2015, que autoriza o poder Executivo a criar no município a Zona Azul. A mesma lei já havia sido aprovada em 20 (...)

Jaguar mostra no País seu carro mais potente

O destaque da Jaguar para o Salão do Automóvel 2016 (de 10 a 20 de novembro no São Paulo Expo) é o modelo F-Type SVR, o carro mais potente em produção pela fabricante inglesa de esportivos. Seu motor (...)


Seja um associado Sindepark