A francesa Vinci Park, controlada pelo fundo Ardian, anunciou hoje (22) que está em negociações exclusivas com os acionistas da Empark para uma “compra potencial” do líder de parques de estacionamento em Portugal e Espanha. “Estamos ainda a negociar antes de chegarmos a um acordo final”, anunciou a Vinciem comunicado. Osacionistas da Empark já há dias que tinham anunciado que o acordo com a Vinci estava iminente para a venda de uma participação de controle.
A operação, que deverá rondar os 900 milhões de euros (inclui uma dívida de 500 milhões de euros) e que se arrasta desde o ano passado, despertou o interesse de outros investidores, como o empresário espanhol Eugenio Hinojosa.
Os principais acionistas da Empark são a Assip Consultoria e Serviços (50,3%); Es Concessions International Holding (22,21%); Espirito Santo Infraestructure Fund (8,27%), segundo tem adiantado a imprensa espanhola.
Além da Península Ibérica, a Empark está presente no Reino Unido, Turquia, Andorra e Polônia. A empresa fechou 2014 com receitas de cerca de 320 milhões de euros e anunciou recentemente um investimento de quatro milhões num novo parque de estacionamento na Avenida Infante Santo, em Lisboa.
Está também na corrida ao concurso para o estacionamento no Porto, que a Câmara lançou recentemente.
Saliente-se que a Vinci foi a vencedora da privatização da ANA, tendo ficado a gerir os aeroportos portugueses.
Fonte: site econômico.sapo.pt (Portugal), 22 de abril de 2015