Parking News

Pesquisa realizada entre os dias 1º e 5 de junho pelo instituto de pesquisa Brasmarket revelou que os paulistanos apóiam as medidas que limitam o tráfego de caminhões em determinados horários na capital paulista. De acordo com o levantamento, 78% aprovam a limitação dos caminhões no chamado centro expandido. Outros 15,1% são contrários e 6,9% não sabem ou não opinaram, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
O diretor-superintendente do Brasmarket, Sidney Kuntz, considera que a resposta era esperada. "Várias grandes cidades do mundo restringiram o trânsito de carga no centro. No Brasil, é o caso de Curitiba. No entanto, a população só vai perceber se a medida foi realmente eficaz cerca de um mês depois de ela entrar em vigor." Para ele, é preciso estabelecer alguma forma de compensação para os caminhoneiros. Também se pesquisou alternativas, como estabelecer tarifas de pedágio menores para os caminhões que circularem após a meia-noite pelas rodovias. No total, 62,9% dos paulistanos aprovam essa proposta e 25,6% são contrários. "Não se pode só tirar, é necessário oferecer algo em troca", diz Kuntz.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga (Setcesp), Francisco Pelucio, discordou da pesquisa, mas considera positivo que se rediscuta a questão. "O que temos percebido é que não há tantos caminhões assim na região central de São Paulo que justifiquem essa medida. A população vai perceber que não mudará nada no trânsito."
Questionados se são favoráveis à mudança de um dia para dois no rodízio de veículos, 38,7% dos paulistanos disseram ser favoráveis e 50,8%, contrários. Já em relação a uma possível cobrança de pedágio nas Marginais, só 12,4% foram favoráveis e 75,3% desfavoráveis. Foram ouvidas 437 pessoas de todas as regiões e faixas socioeconômicas e a margem de erro é de 5%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de junho de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Pontos chegam a 80 no Grande ABC (15/06/2008)

Encontrar uma vaga nos centros urbanos é difícil, mas passar despercebido pelos famosos flanelinhas é praticamente impossível. Em cinco dias, o Diário do Grande ABC listou 80 pontos comandados por gua (...)

Rio de gringo (14/06/2008)

Os flanelinhas cariocas são destaque no guia de viagens americano "Fodors": os gringos dizem que é bom dar R$ 3,00 aos guardadores para evitar arranhões nos carros alugados. Recomendam também cuidado (...)

Cetesb pode retomar rozio estadual (13/06/2008)

A tendência de aumento da poluição do ar da cidade de São Paulo e da região metropolitana, por causa do crescimento da frota de veículos, fez a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) (...)

Vetada lei para desligar radares (11/06/2008)

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vetou dia 10 o projeto de lei de autoria do deputado Jorge Babu que visava o desligamento de lombadas e pardais eletrônicos no Estado entre 22h e 6h. A j (...)

30 mil motoristas podem perder CNH (12/06/2008)

De acordo com o Detran-RJ, 30 mil pessoas podem perder a licença para dirigir. A previsão é de que no fim deste ano esse número aumente para 50 mil motoristas, segundo o site Maplink. A imprudência do (...)

Pagamento automático em 40 estradas (12/06/2008)

O Sem Parar/Via Fácil, serviço que permite passar direto por pedágios e estacionamentos, acaba de completar 1 milhão de usuários e deve terminar o ano com presença em 40 rodovias - 90% de todas as est (...)


Seja um associado Sindepark