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O prefeito Gilberto Kassab anunciou dia 13 o terceiro pacote de medidas para combater a lentidão do trânsito de São Paulo. Serão obras de melhoramento viário em 40 pontos da cidade que haviam sido antecipadas no dia 19 de março, quando a prefeitura anunciou os primeiros projetos de melhoria de fluidez. A Folha apurou que Roberto Scaringella, que deixou a presidência da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dia 13, não discordava das medidas, mas acreditava que teriam impacto quase nulo no trânsito.
Do pacote anunciado em março, apenas quatro das 19 intervenções viárias em pontos críticos da cidade já foram entregues e três delas estão atrasadas. A maioria das medidas atende ao cronograma previsto, mas especialistas reafirmam que as ações são tímidas.
Segundo levantamento da Secretaria dos Transportes, três intervenções tiveram prazo de conclusão estendido por inclusão de serviços ou mudança no cronograma. A principal obra atrasada é a do corredor de ônibus da estrada do MBoi Mirim (Zona Sul).
Para Jaime Waisman, doutor em engenharia de transportes e professor de transporte público da USP (Universidade de São Paulo), o período de três meses é curto para gerar reflexos relevantes no tráfego. Mas as intervenções terão apenas impacto local. "Um impacto maior é a questão da circulação dos caminhões, uma medida muito grande desde que tenha fiscalização."
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de junho de 2008

Categoria: Geral


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