As vendas no maior mercado de automóveis do mundo subiram 4,3% no ano passado, acima dos 2,5% registrados em 2011. Mas isso é bem abaixo da expansão vista em 2009 e 2010, enquanto uma economia em desaceleração e preços de combustíveis em alta pesaram sobre a demanda.
As vendas da Toyota e outras montadoras japonesas inicialmente caíram pela metade depois de uma disputa territorial despertar um sentimento anti-Japão em meados de setembro. Mas, embora a queda nas vendas tenha diminuído, analistas da indústria afirmam que as montadoras continuarão a perder mercado para concorrentes estrangeiras em 2013.
Enquanto o total de vendas de veículos deve crescer 7% neste ano, as vendas de carros de passageiros serão um pouco melhor, subindo 8,5%, disse o secretário-geral da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, Shi Jianhua.
A previsão da associação está praticamente em linha com uma pesquisa com executivos sêniores da indústria chinesa conduzida pelo Gasgoo.com. Segundo o levantamento, meia dúzia de executivos espera que o mercado de veículos cresça ao ritmo de um dígito neste ano, enquanto outros seis executivos prevêem um crescimento de cerca de 10%.
Fonte: agência de notícias Reuters, 11 de janeiro de 2013