Apesar do crescimento total, apenas 3 dos 12 tipos de multas divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tiveram alta.
Dois deles estão relacionados aos caminhões: veículos de carga em horário ou local proibidos (aumento de 38,6%) e deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada (acréscimo de 25%).
A CET não detalha em seu balanço o tipo de veículo multado, mas no desrespeito à faixa estão incluídos principalmente caminhões que violam a sinalização exigindo que se mantenham à direita.
O terceiro item que subiu foi a invasão à faixa exclusiva de ônibus, com 2,5% - esta mais comum entre outros veículos.
Há um quarto grupo de infrações que também cresceu. No entanto, a CET inclui nele uma variedade de causas, como: falta de seta, conversões proibidas, transitar na contramão e desrespeitar a preferência do pedestre - sem especificar os números.
Queda
Apesar de os caminhões puxarem a alta, as autuações de carros e motos - que formam uma frota maior - ainda são as mais comuns na cidade.
As multas por desrespeito à velocidade, que caíram 3,9% em relação a 2011, continuam sendo a principal infração - quase um terço do total.
Porém, segundo avaliação da CET, "os motoristas estão se comportando melhor no trânsito", já que, além da velocidade, também caíram as multas por desrespeito ao rodízio.
Para o consultor Horácio Figueira, isso não quer dizer que o respeito aumentou. "Pode ser que motorista já saiba onde os radares estão e freie antes."
Sobre o crescimento das multas, a CET diz que os radares foram aprimorados nos últimos anos, o que permitiu mais qualidade de imagens e menor descarte das autuações.
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de janeiro de 2013