No ano passado, o preço do carro novo ficou mais atraente por causa da redução do IPI, só que os gastos para mantê-lo rodando subiram. Samy Dana, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, fez os cálculos.
2011 2012
Carro R$ 15.276 R$ 16.937 (+10%)
Táxi R$ 17.156 R$ 16.882 (-1,5%)
O custo para manter o carro aumentou 10% de 2011 para 2012. Ou seja, o dono de um veículo de R$ 30 mil desembolsa hoje quase R$ 17 mil por ano. Os gastos de quem prefere andar de táxi caíram, mas é a distância que determina se vale a pena abrir mão do carro.
"Se você anda até 15 km por dia, vale a pena andar de táxi. Quem anda mais de 15 km, 16 km, ai já vale a pena o carro", afirma Dana. As vendas de automóveis bateram recordes no ano passado. Mesmo assim, a produção de veículos no país caiu, de acordo com a associação nacional de fabricantes, a Anfavea. Pode parecer contraditório, mas não é.
O número leva em conta também a produção de caminhões e ônibus, que caíram muito no ano passado. "Em 2012, nós tivemos um semestre, os cinco primeiros meses, muito ruins para o setor. Tivemos uma queda do mercado de quase 5% em relação a janeiro-maio de 2011, mas, com as medidas adotadas de IPI, conseguimos recuperar", diz Luiz Yabiku, vice-presidente da Anfavea.
O professor de economia lembra que não basta olhar apenas para o preço do carro novo. Algumas compras parecem, mas nem sempre são vantajosas. "O carro novo ficou mais barato. No entanto, o carro usado também ficou mais barato. Então, a depreciação, o quanto você perde de valor no primeiro ano, aumentou. Estimam que antes era por volta de 10%. Hoje, ultrapassa 15%, e, dependendo do modelo, chega a 20% ou mais. Quanto maior o valor do carro, mais se perde", diz Samy.
Fonte: Jornal da Globo (Rede Globo), 8 de janeiro de 2013