Surpresa e reclamações marcaram o primeiro dia de utilização de adesivos para autuar infrações de trânsito pela Transalvador. A modalidade foi criada para reduzir os gastos com os talonários e informar ao motorista, de forma educativa, que a infração foi vista e punida por um agente de trânsito. O agente de trânsito Ricardo Fadigas foi o responsável pelas autuações na região do Comércio e confessa que teve um dia cheio. "Só hoje eu multei 15 motoristas. A infração mais comum foi o estacionamento em local proibido. Por ser um local com muitos estabelecimentos comerciais, os motoristas abusam da fila dupla", disse.
Divulgação
Em nota, a Transalvador informou que é natural que as pessoas ainda não tenham conhecimento da medida que foi adotada dia 23 e está em fase de implantação. Mas destacou que o órgão faz uma "ampla divulgação" nos meios de comunicação.
A operação é simples: ao avistar o motorista infrator, o agente de trânsito registra a placa do carro num programa instalado no aparelho celular que fornece dados sobre o veículo. A partir daí, ele preenche ficha com dados sobre onde ocorreu a infração. Depois, o agente cola o adesivo no vidro do condutor, que tomará conhecimento de que foi autuado ao retornar ao veículo.
Fonte: A Tarde (Salvador), 23 de abril de 2015