O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact) de Rio Preto deu parecer favorável para que a Prefeitura faça modificações estruturais no prédio da antiga Estação Ferroviária a fim de criar estacionamentos especiais para área de embarque e desembarque. A mudança faz parte de um projeto da Prefeitura, que pretende abrir 60 vagas ao redor do Terminal Rodoviário.
A medida é uma das 18 ações propostas pelo Ministério Público Estadual, em janeiro deste ano, para reduzir e combater a criminalidade no centro da cidade. Atualmente, são 15 vagas ao redor do Terminal Rodoviário, destinadas para embarque e desembarque com tempo limitado, para idosos e deficientes. Durante todo o dia, é comum a presença de moradores de rua ao redor do Terminal. Eles abordam as pessoas que estacionam nas vagas para embarque ou desembarque.
De acordo com a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), 60 vagas serão criadas com a expansão do estacionamento para a plataforma da antiga Estação, uma parte coberta e outra aberta, ao lado do viaduto da avenida Andaló.
O Comdephact decidiu liberar o estacionamento no local, desde que algumas medidas sejam tomadas. O órgão é responsável pela identificação, preservação, proteção e conservação dos patrimônios culturais de Rio Preto.
Fonte: Diário da Região (São José do Rio Preto), 24 de abril de 2015