O governo de Macau quer aumentar os custos de aquisição e utilização de veículos na cidade, numa altura em que mensalmente entram nas estradas mais 900 veículos, refere uma nota oficial. "Face a isto, o governo de Macau está a acelerar a concretização do plano de ação de gestão racional dos veículos particulares constante da Política Geral do Trânsito e Transportes Terrestres de Macau (2010-2020), mediante aperfeiçoamento do transporte público e aceleração da construção de infraestruturas de tráfego", sublinha a nota.
Como medidas concretas, a nota da Direção dos Serviços de Tráfego refere a "atualização de impostos, revisão do regime de passe mensal e tarifário de parques de estacionamento público, introdução de parquímetros de uma hora e estudo do encurtamento da periodicidade de inspeção obrigatória dos veículos, com vista a levar adiante efetivamente os trabalhos de controle de veículos".
No final de 2014, os424,1 quilômetrosde estradas da Região Administrativa Especial chinesa acolhiam 115.201 veículos (ligeiros e pesados) e 124.906 motociclos e ciclomotores, o que traduzia uma média de 566,15 veículos por quilômetro.
Para 2015, o governo pretende "incidir com ênfase no aumento dos custos de posse e utilização de veículos, por meios econômicos", salienta a nota.
Para evitar a utilização de veículos, o governo pretende, também, aperfeiçoar o regime de transportes públicos com novas carreiras de autocarro e disponibilidade de mais serviços de táxis.
O aumento de taxas como o imposto circulação, cuja atualização não é feita há mais de uma década, bem como dos impostos de aquisição que face a territórios vizinhos é, em alguns casos, 10 vezes inferior, levaram os Serviços de Tráfego a efetuar um estudo e a propor medidas que incidirão, também, sobre os veículos de turismo, adquiridos em condições especiais.
O governo manifesta ainda, entre outros aspectos, uma vontade de subir o custo do estacionamento em parques públicos, nomeadamente nas horas de maior utilização diurna, rever o modelo de passes mensais com lugar garantido e assegurar uma maior rotatividade da utilização do estacionamento.
Além da via econômica, tornando mais cara a compra e utilização de veículos, o governo quer ainda encurtar o tempo em que os veículos são obrigados a comparecer nas inspeções anuais e que atualmente é de 10 anos.
Fonte: www.sapo.pt/noticias, 23 de abril de 2015