Dentre as alterações previstas estão a criação de binários ? quando uma via dá acesso a um sentido e a paralela à direção contrária ?, mudança de mãos, sincronização e implantação de nobreak (sem parar) nos semáforos, ampliação das vagas de estacionamento rotativo, melhoria da sinalização vertical e de solo, reforço na fiscalização, implantação de faixas de pedestre elevadas, proibição de estacionamento em locais considerados críticos, rebaixamento de guias e calçadas, abertura de canteiros e adequação da geometria das vias. No entorno de escolas, serão criados bolsões de estacionamento.
Os bairros que receberão as intervenções serão Bangu, Centro, Campestre, Jardim, Bela Vista, Utinga, além das vilas Assunção, Bastos, Gilda, Linda, Luzita, Metalúrgica, Pires, Santa Terezinha e Parque das Nações. ?São áreas com bastante densidade populacional e média alta de veículo por habitante. Também são pontos onde muitos empreendimentos habitacionais volumosos foram instalados?, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.
O projeto será dividido em duas etapas. A primeira, que contará com aproximadamente 265 medidas, será finalizada até junho. O restante será executado até o fim deste ano.
A ideia do pacote é preparar a cidade para a chegada dos 13 corredores de ônibus que serão construídos.
Cidade vai dobrar vagas de Zona Azul
O Pait prevê adicionar 1.589 vagas de Zona Azul em Santo André, que já conta com aproximadamente 1.600 espaços para estacionamento do tipo. ?Vamos praticamente duplicar a oferta de vagas rotativas?, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.
Já na segunda-feira, 452 novos espaços para veículos nesse modelo entrarão em funcionamento na Rua Carijós (195) e Avenida Dom Pedro I (257), consideradas vias com grande fluxo comercial.
Fonte: Diário do Grande ABC (Sto. André), 21 de fevereiro de 2014