Parking News

Nas madrugadas dos fins de semana, bombeiros, médicos e PMs costumam se despedir, depois de uma ocorrência, com um "até daqui a pouco". Eles têm certeza de que se encontrarão em breve num outro acidente de trânsito. As estatísticas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que nos fins de semana são registrados, em média, 11,3 acidentes com mortes na capital paulista. Sábado é o dia mais violento: concentra 20% desse tipo de ocorrência e quase metade na madrugada, divulgou o Jornal da Tarde.
Enquanto nas segundas-feiras de 2007 a média de acidentes com vítimas foi de 69, aos sábados o número pulou para 88 e aos domingos, para 74. Segundo o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), José Montal, a incidência maior de acidentes resulta de uma soma perigosa: pouca visibilidade associada à privação do sono e ao consumo de álcool. Além disso, por serem noites de balada, grande parte dos condutores é jovem (e inexperiente).
Dos acidentes com mortes registrados entre sábado e domingo, 40% são atropelamentos. Nos dias de semana, 7 em cada 10 mortes de pedestres ocorrem entre 7 e 20 horas. Nos fins de semana, essa mesma proporção vale para o período das 17 às 5 horas. Os carros em alta velocidade e a falta de visibilidade aumentam os riscos para o pedestre.
Os especialistas em segurança de tráfego acreditam que as estatísticas de 2008, porém, trarão uma redução de cerca de 30% no número de mortes e de acidentes, por conta da Lei Seca, em vigor desde julho.
Fonte: Jornal da Tarde, 18 de setembro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

CET faz inspeção gratuita de carros (20/09/2008)

A CET começa a oferecer inspeção veicular gratuita para os motoristas da Capital dia 29 de setembro, informa o jornal Diário de S. Paulo. A unidade educativa da companhia, na Barra Funda, Zona Oeste, (...)

Semana Nacional do Trânsito em SP (18/09/2008)

A Semana Nacional do Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, tem programadas campanhas educativas por meio de esquetes - performances e encenações curtas - e peças teatrais nas ruas, além da im (...)

Estacionamento pago é a solução (17/09/2008)

Exploradas por flanelinhas, as dezenas de vagas no entorno do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, costumam lotar mesmo nos dias úteis. A solução é deixar o carro em espaços administrad (...)

São Paulo ganhará 182 novos radares (18/09/2008)

A Secretaria Municipal de Transportes garante que está aumentando a fiscalização com novos radares. Até o fim do ano, mais 182 - dos quais 175 fixos, 13 móveis e 60 Leitores Automáticos de Placas - se (...)

Paulistanos que abandonaram o carro (21/09/2008)

Para se locomover na cidade, 45% dos paulistanos preferem o carro e outros 55% usam meios de transporte coletivos. O grupo que usa metrô, ônibus e trem cresceu nos últimos cinco anos - eram 52,3% em 2 (...)


Seja um associado Sindepark