Já o índice de acidentes registrou queda de 8,5% no ano passado comparado a 2011 - desde 2000 a redução foi de 14,3%, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). De acordo com a agência, só no ano passado foram investidos R$ 4 bilhões em operação, obras e segurança das rodovias.
Antiálcool
Desde o dia 8 até hoje (14), a Artesp, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria de Logística e Transporte iniciam uma nova campanha para lembrar as pessoas que não devem misturar bebida alcoólica e direção. A campanha será interativa, veiculada em displays com aparência de espelhos de banheiros de bares. Quando o frequentador se posicionar à frente, será reproduzido o som de uma batida de automóvel e o espelho refletirá um vidro se quebrando. Simultaneamente aparecerá a mensagem: "Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam".
A ação será reforçada por meio de blitz promocional em bares bem frequentados nas regiões de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Ribeirão Preto. Serão ainda distribuídos 150 mil postais educativos em estabelecimentos comerciais e praças de pedágio. Igual número de adesivos da campanha contra a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos serão distribuídos nas praças de pedágio.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 7 de fevereiro de 2013