Parking News

Os semáforos de São Paulo finalmente devem começar a "conversar" entre si e serem reprogramados à distância, respondendo ao tamanho dos congestionamentos. A Prefeitura criou dia 21 o Laboratório de Mobilidade de São Paulo - uma tentativa de R$ 800 mil em parceria com a Universidade de São Paulo para usar todas as conexões que a internet possibilita para melhorar o trânsito e o fluxo dos ônibus da capital.
O laboratório vai oferecer dados públicos do sistema de semáforos, radares, câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), catracas e GPSs dos ônibus e até celulares de motoristas e passageiros de coletivos. A ideia é dar todas as ferramentas para que desenvolvedores de programas criem saídas tecnológicas para os problemas de mobilidade.
"Vamos dar bolsas de R$ 350 até R$ 5.900 para os projetos selecionados", diz o chefe de gabinete da SPTrans e coordenador do laboratório, Ciro Biderman. Há projetos já pré-aprovados. Um deles cruza dados da bilhetagem do sistema de ônibus com os GPSs dos coletivos e determina a lotação dos ônibus. "Para o usuário, é uma informação que determina se a pessoa tem de embarcar no ônibus que está esperando ou se pode esperar pelo próximo coletivo. Para nós, ajuda a planejar melhor as linhas", diz Biderman. Outro projeto é o de integração dos semáforos.
Atualmente, os cerca de 6.500 faróis da capital vêm de três fabricantes diferentes. Os sistemas não conversam entre si e muitos deles são obsoletos. O projeto em andamento tenta solucionar a falta de conexão.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 21 de março de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Haddad recua e aprova corredores (19/03/2014)

A base aliada do prefeito Fernando Haddad conseguiu aprovar dia 18, em primeira votação, o projeto de lei que permite o alargamento de 66 vias da cidade para a construção de novos corredores de ônibus (...)

Especialista quer fim da Zona Azul (20/03/2014)

Dono de ideias ousadas para melhorar a cidade de São Paulo, Philip Yang, fundador do Instituto de Urbanismo e de Estudos para a Metrópole (Urbem), defende a redução de veículos e a proibição de estaci (...)

Plano retor na Câmara. E agora? (24/03/2014)

Esta semana deverá ser levado à votação na Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal de São Paulo o texto substitutivo do Plano Diretor, entregue ao Legislativo em setembro de 2013. Após passar (...)

"Não queremos novos Itains Bibis", z Haddad sobre Plano retor (20/03/2014)

O prefeito Fernando Haddad disse dia 20 que a cidade vai precisar limitar a altura dos prédios em determinados bairros da cidade.