O bancário Luiz Tadeu Crocco também acha "um absurdo" os preços da inspeção e da multa. "O carro que polui não é pego. Neste ano não fiz, mas acabei sendo multado por causa de outra infração nada a ver."
Isso porque os radares espalhados pela cidade não flagram só a falta do selo ambiental. O carro precisa ser multado por outra coisa para ser pego no sistema.
A multa cobrada pela prefeitura para quem não fez a inspeção é de R$ 550. O próprio Ministério Público, na sua denúncia encaminhada à Justiça, também coloca objeções ao valor.
No entendimento dos promotores, toda multa deveria ser definida com base no Código Brasileiro de Trânsito. O que significa dizer que o valor da infração seria, no máximo, de R$ 191,54.
O valor da taxa da inspeção veicular paulistana é parecida com a da carioca.
Lá, o valor está embutido no licenciamento anual do veículo e também engloba uma inspeção de segurança, o que não existe aqui.
Em Nova York, saber se o carro polui ou não custa cerca de R$ 37 (preço que também inclui a inspeção de segurança). Na Cidade do México existe mais de uma tarifa, que varia de acordo com o tipo de carro. Em média, ela é mais barata que a paulistana.
De acordo com Paulo Artaxo, especialista em poluição, um programa bem feito e com grande adesão reduziria a poluição do ar em até 30%.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de dezembro de 2011