Parking News

Sem fazer grandes investimentos públicos, sem gasto com publicidade e sem alarde, a Prefeitura conseguiu, no último mês, um feito significativo para a mobilidade urbana da capital: aumentou em quase 20% a velocidade dos ônibus que percorrem a Radial Leste, principal acesso da região ao centro da capital. A São Paulo Transporte (SPTrans) instalou lá, no fim de setembro, uma faixa exclusiva para coletivos na pista à direita, nos dois sentidos. A previsão da Prefeitura era que a medida tinha potencial para aumentar em até 15% a velocidade dos ônibus, ressalta O Estado.
No sentido do bairro para o centro, a meta bateu na trave: o aumento da velocidade foi de 14,9%. Não que, em números absolutos, o ganho tenha sido muito significativo: a velocidade subiu de 12,5 km/h para 14,4 km/h, segundo dados da SPTrans. Mas, no sentido do centro para o bairro, a velocidade aumentou de 12,7 km/h para 15,2 km/h. A comparação antes e depois se refere a outubro do ano passado e outubro deste ano.
Apesar da velocidade ainda ser baixíssima, o ganho é equivalente, segundo técnicos, a aumentar a quantidade de ônibus. É como pôr 19% de veículos a mais circulando na via, o que reduz o tempo de espera dos passageiros nos pontos.
Mas quem toma ônibus na Radial Leste diariamente diz ainda não ter sentido nenhuma melhoria significativa.
De fato, até entre passageiros é fácil achar pessoas que ainda não conhecem a faixa exclusiva - que é apenas uma linha contínua pintada no asfalto, com algumas placas aéreas indicando a exclusividade de ônibus na via.
"Os carros respeitam mais no horário do pico, principalmente à tarde, quando tem mais marronzinhos nos cruzamentos", diz a auxiliar de microfilmagem Andressa do Prado Vilela.
A reclamação tem fundamento. Em apenas 10 minutos, a reportagem contou 16 carros circulando na faixa exclusiva, na altura da Estação Belém do Metrô. Colabora para isso o fato de que a faixa fica à direita - em geral, os corredores de ônibus ficam à esquerda. A reportagem solicitou à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) o balanço de multas aplicadas aos carros que desrespeitaram a faixa, mas não obteve retorno até a tarde do dia 2 de dezembro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de dezembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Primeiro passo (06/12/2011)

A campanha para que os motoristas passem a respeitar os pedestres começa a dar resultados em São Paulo. Já dá para notar que mais carros têm parado quando alguém vai atravessar na faixa, ainda que nem (...)


Seja um associado Sindepark