A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disse, em nota, que dará prazo de uma semana para que os motoristas se adaptem à mudança. A partir do dia 8 dezembro, começa a cobrança de multas - motoristas infratores terão de pagar R$ 85,12 e perderão quatro pontos na Carteira de Nacional de Habilitação (CNH). Os radares com Leitor Automático de Placas (LAP) que já fiscalizam a restrição serão reprogramados com o novo horário de restrição.
Um dos argumentos para justificar a ampliação do veto, segundo técnicos da CET, é que há um grande número de acidentes envolvendo caminhões nas últimas horas da madrugada. Como a retirada das carretas é complicada, essas ocorrências acabam entrando no horário de pico da manhã, o que eleva os índices de congestionamento. Os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) estão liberados da restrição.
Trânsito
A mudança deve também deixar para mais tarde uma cena que havia se tornado comum na Avenida dos Bandeirantes - a do trânsito de caminhões que esperavam o fim da restrição, às 21 horas, para sair. Segundo frentistas que trabalham na avenida, desde que começou a cobrança de pedágio no Trecho Sul do Rodoanel, o movimento de caminhões na avenida aumentou nas primeiras horas da noite.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 30 de novembro de 2011