A velocidade média dos ônibus municipais de São Paulo caiu no ano passado, voltando a patamares registrados antes do início da política de abertura de faixas exclusivas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A informação consta de uma cesta de indicadores de desempenho de serviços públicos divulgada pela Secretaria Municipal de Gestão.
A queda foi tanto no horário de pico da manhã quanto no da tarde. No primeiro, das 7 às 10 horas, a queda foi de17 km/h, em 2013, para16 km/hno ano passado. À tarde, das 17 às 20 horas, a velocidade voltou de16 km/hpara15 km/h.
Aumentar a velocidade média dos coletivos foi a justificativa dada pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, para intensificar a instalação das faixas exclusivas à direita.
Ao todo, a capital tem386 quilômetrosde faixas, em 111 corredores viários.
As faixas exclusivas à direita deram um ganho inicial de velocidade. Mas o que amarra os ônibus no percurso são os semáforos nos cruzamentos, que ainda são programados pensando no trânsito de automóveis, diz o engenheiro de transportes Horácio Augusto Figueira.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de junho de 2015