A proposta final da gestão Fernando Haddad de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo libera17,5 km de vias nos Jardins, na zona sul de São Paulo, para exploração comercial. A medida vale também para outros bairros até então estritamente residenciais, para revolta dos moradores, que já estudam ações judiciais contra a Prefeitura. O texto da lei foi enviado dia 2 à Câmara Municipal e passará por 40 audiências públicas até a votação, prevista para o fim do ano.
A lei é tida como um complemento ao Plano Diretor Estratégico de 2014. Define qual atividade pode ser desenvolvida em cada terreno da cidade. A principal polêmica é a liberação de comércio e serviços em antigos santuários de tranquilidade da cidade, as Zonas Estritamente Residenciais.
Com as novas Zonas Corredor (ZCor), haverá permissão de comércio em vias desses bairros. Na primeira proposta apresentada por Haddad, em fevereiro, havia ZCors em 12 vias dos Jardins. Com a reação dos moradores, ele manteve 11 - retirou só a da Rua Sampaio Vidal.
Já no restante da cidade, o projeto prevê ZCors em 45 corredores, cruzando bairros como Moema, na zona sul, e Pinheiros, Lapa e Perdizes, na zona oeste.
Haddad argumenta que essas ruas não vão alterar a tranquilidade dos bairros.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de junho de 2015