?É um veículo com emissão zero de poluentes, energia limpa e carregado na tomada. Estamos em fase de testes aqui e queremos ver a adaptação dele ao nosso trânsito, ao nosso clima, a duração das viagens, a frequência... Com essa experiência, é que vamos ver a possibilidade de expansão desses modelos. O futuro dessa tecnologia é muito promissor e entendemos que ela pode ser uma alternativa para o transporte do Rio?, explicou o presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Passageiros do Estado do Rio), Lélis Teixeira.
O ônibus usa baterias de fosfato de ferro, considerada a mais limpa e segura, porque são recicláveis e à prova de fogo. Os motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro e, como não têm combustão, o resultado são veículos bem silenciosos.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, o ônibus vai levar comodidade e conforto aos passageiros, além de ser sustentável. Caso o teste seja bem sucedido, a expectativa é viabilizá-lo comercialmente.
O modelo que vai rodar em fase de teste não tem ar-condicionado, mas, caso venha a ser fabricado para o Rio, todos virão com o equipamento de fábrica.
Fonte: Metro Rio, 31 de março de 2014