Parking News

A Prefeitura de Santo André iniciou processo de licitação para a construção e concessão de estacionamento subterrâneo no Paço. A previsão é que a vencedora seja conhecida até o dia 6. A empresa será responsável pela elaboração do projeto final até junho do próximo ano, quando devem começar as obras.
A estimativa é do secretário de Administração e Modernização, Antônio Leite. Desde 1996 a administração e o Ministério Público discutem alternativas para que veículos não sejam mais estacionados no piso do paço. O pavimento é tombado como patrimônio histórico estadual e municipal.
O mosaico foi projetado por Burle Marx, um dos maiores arquitetos modernistas do Brasil. As vagas subterrâneas foram a solução encontrada para retirar carros da Câmara, Fórum e prefeitura do local. Desapropriar terrenos próximos custaria uma fortuna.
"Depois da obra pronta, não haverá mais nenhum veículo no mosaico. Seremos duros quanto a proibição", disse Leite. O início de funcionamento está previsto para o segundo semestre de 2016.
A empresa vencedora terá de investir R$ 39 milhões. Ela poderá explorar o sistema por 20 anos. Atualmente o paço possui 498 vagas, que vão se somar às outras 700 construídas no subsolo.
Elas estarão distribuídas em dois andares. O estacionamento vai funcionar debaixo da área onde hoje está o espelho d água. A entrada e saída serão construídas entre a Câmara e o monumento da artista plástica Tomie Ohtake.
De acordo com o secretário, a empresa que vencer a concessão terá também de restaurar o mosaico e o espelho d água. "Já temos as autorizações dos conselhos de patrimônio histórico municipal e estadual", afirmou Leite.
Fonte: Jornal Metro (ABC), 7 de novembro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Prefeito avaliará estacionamento (09/11/2014)

Diante do impasse entre a população e os comerciantes por conta da proposta da Prefeitura de Santos de restringir o estacionamento de veículos em vias de grande movimento, o prefeito Paulo Alexandre B (...)

Diadema implanta Zona Azul eletrônica (10/11/2014)

A partir do início de dezembro, os motoristas de Diadema que possuírem smartphone não precisarão mais ir até o parquímetro para garantir a vaga de estacionamento da Zona Azul da cidade. Por meio do ap (...)

Anfavea espera aquecimento das vendas (06/11/2014)

Após a alta de 3,6% nas vendas de veículos em outubro na comparação com setembro, que pela primeira vez no ano superaram a marca de 300 mil unidades (306.859), os fabricantes esperam por nova aceleraç (...)

Brasil: 7 milhões de veículos/ano (06/11/2014)

Baseada na taxa de motorização ainda baixa no Brasil, hoje de 5,1 habitantes por veículo, e na provável evolução do PIB per capta, atualmente de US$ 11,2 mil/ano por pessoa, a associação dos fabricant (...)

Ocupa São Paulo (12/11/2014)

Os donos do prédio construído na Avenida São João, no Centro de São Paulo, para ser o Hotel Aquarius, nunca inaugurado, terão um ano para dar um destino útil ao edifício, segundo notificação enviada p (...)

Sem flanela e sem documento (09/11/2014)

Apesar de volta e meia ser abordada por algum projeto de lei municipal, a função de guardador de carros ainda é mal regulamentada no Brasil. Ironicamente, a ação dos flanelinhas carece de amparo legal (...)


Seja um associado Sindepark