Diadema será a terceira cidade da região a oferecer o serviço. Santo André aderiu à iniciativa em março deste ano e, em São Caetano, ela começa a vigorar no próximo dia 17, quando retorna no município o sistema de estacionamento rotativo. As prefeituras têm custo zero de investimento, já que a modernização está inclusa no contrato das empresas que exploram o serviço em cada município.
Para ter acesso ao serviço, o motorista informará dados como a placa do veículo e o número do cartão de crédito ou de débito, sendo permitido comprar até R$ 50. Mais de um veículo poderão ser cadastrados por um mesmo CPF. Os funcionários que fiscalizam a Zona Azul terão ciência da adesão do carro ao novo suporte ao consultar o sistema em seus palmtops.
O aplicativo disponibilizará alarme para alertar que o tempo de estacionamento está chegando ao fim e será possível renovar o período de estacionamento sem ter de ir até a vaga. "Isso vai facilitar muito a vida do cidadão. Se ele estiver na fila de um banco, por exemplo, e o tempo estiver acabando, ele pode renovar pelo celular. É uma praticidade muito grande também em dias de chuva, a pessoa não precisa ir até a máquina", fala o secretário municipal de Transportes, José Carlos Gonçalves.
Diadema possui 951 vagas de estacionamento rotativo. O valor cobrado é de R$ 0,75 a cada 30 minutos, com permanência de duas horas. Com a chegada do Poupatempo à cidade, previsto para ser inaugurado no mês que vem, mais 140 vagas serão implantadas.
Fonte: Diário do Grande ABC (Sto. André), 10 de novembro de 2014