"Você vê a pessoa falando ali no telefone e, ao mesmo tempo, ela acaba invadindo a pista e te fechando, entendeu?", destaca o instrutor de auto-escola Bruno Felix. "A gente praticamente perde o controle. Às vezes você está falando ao telefone e foge ao itinerário que quer ir", diz o economista Antônio Rui Ledo.
Muitos motoristas tentam burlar a fiscalização usando o fone de ouvido ou o viva-voz, mas o Detran destaca que esses acessórios também não são permitidos. "O problema maior não é estar segurando, mas estar envolvido na conversa e desviar a atenção. Ou seja, deixar de prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor, durante a condução do veículo, não observar o semáforo que fecha, um pedestre que atravessa a pista", explica o diretor de segurança do Detran-DF, Silvaim Fonseca.
A cena é bastante comum: uma mão no volante e a outra segurando o aparelho ao ouvido, e os efeitos são diretos. "A pessoa que está falando ao celular desacelera", conta a psicóloga Ludmilla Magalhães. "Principalmente na época da chuva, as pessoas fazem valer a questão do vidro fechado e aí falam mesmo - e aí é que acontecem os acidentes", opina o contador Manoel Martins.
O mau hábito reduz até pela metade a atenção no trânsito. "Você dirige e tem a atenção dividida e reduzida porque além de falar ao celular você precisa mexer no volante, passar a marcha, olhar nos três retrovisores do carro para ver se tem gente atrás, do lado e prestar atenção em coisas que vão acontecer no trânsito - o que a gente chama de direção defensiva", destaca o neurologista Henrique Braga.
Pesquisas mostram que as pessoas que fazem várias atividades ao mesmo tempo não conseguem ter um bom desempenho nas tarefas realizadas. Quando se está dirigindo, o foco deve estar totalmente voltado ao volante e à direção defensiva, mas não é só falar ao celular que atrapalha. Conversar também compromete a concentração.
O DFTV convidou o piloto de gp3, a categoria base da Fórmula 1, Felipe Guimarães, para fazer um teste no autódromo. Ele ligou para a namorada e reconhece: "Senti diferença, principalmente com ela", relata.
Por mais que a pessoa acredite que possa desempenhar bem as duas funções, os reflexos de quem fala ao celular e dirige são afetados - mesmo para um piloto. "Você não perde a concentração só quando você atende, mas quando você disca também, porque está prestando atenção nos números que precisa discar. E nisso você perde totalmente a atenção no trânsito", avalia Felipe.
Dirigir com apenas uma das mãos ou falar ao celular é infração média, com multa de R$ 85, e que resulta em quatro pontos na carteira.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 2 de outubro de 2010