O sistema foi implementado em 12,9 km, ou 28% da Marginal - que tem 23 km em cada sentido. A nova iluminação já está funcionando da Ponte da CPTM até o Rio Tamanduateí e da Ponte do Piqueri até próximo da Vila Maria (sentido Rodovia Castelo Branco). No caminho inverso, estão iluminados os trechos entre as Pontes da CPTM e da Freguesia do Ó e das Bandeiras até a Cruzeiro do Sul.
Foram ligados aproximadamente mil postes com 15 metros de altura cada um. As luminárias colocadas têm potência instalada de 600 watts. Ao longo das pistas, as lâmpadas serão de vapor de sódio (cor amarela) e de vapor metálico (cor branca) próximo das alças de acesso, pontes e viadutos. Segundo a Secretaria dos Transportes, optou-se por esse modelo mais potente nesses pontos específicos para "ajudar o usuário a identificar melhor as entradas e saídas".
O investimento da obra é de R$ 61 milhões. Toda a fiação elétrica é subterrânea e esse é um dos motivos para o tempo a mais necessário para a instalação, segundo o governo do Estado.
"O projeto da nova iluminação está sendo entregue por etapas, uma vez que, em razão de a fiação ser toda subterrânea, diversas interferências, como dutos de gás e de água (Sabesp e Comgás), alteraram o cronograma de obras", informou a Secretaria dos Transportes por meio de nota. A próxima etapa está prevista para o fim do mês.
Obras
As novas pistas foram inauguradas em 27 de março. Houve críticas por causa da falta de iluminação e sinalização - placas e faixas pintadas no asfalto. Esse último ponto é alvo de um inquérito instaurado pelo Ministério Público Estadual.
O complexo da Nova Marginal deve ficar pronto no próximo ano. A previsão é entregar as Pontes do Tatuapé e Cruzeiro do Sul até 31 de dezembro e o Complexo das Bandeiras em fevereiro.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de outubro de 2010