Motociclistas fazem curso de reciclagem para evitar acidentes (07/09/2011)
A frota de motocicletas em Arapongas, no Norte do Paraná, quase triplicou nos últimos oito anos. Em 2003, eram sete mil veículos e em 2001, já foram contabilizadas 19 mil motos. Assim, o número de acidentes também aumentou. Neste ano, das 11 mortes registradas no município, nove foram acidentes que envolveram motociclistas, segundo o RPCTV. Parte dos acidentes pode estar relacionada com a falta de preparação dos condutores. Nas auto-escolas, eles treinam em circuitos com traçados e situações previsíveis. Depois, habilitados não conseguem enfrentar o perigo nas ruas. "Eles não estão preparados para o dia a dia da rua, com as surpresas que nós encontramos a cada esquina", disse o coordenador de trânsito Sergio Dalbem.
Por isso, a forma encontrada para diminuir os acidentes foi ofertar um curso de reciclagem gratuito. Na parte teórica os condutores reaprendem a importância da manutenção, da postura correta e do comportamento responsável. E na aula prática, o reforço é no controle e na frenagem, que a maioria na cidade faz do jeito errado, usando a roda traseira.
O instrutor mostra que usando a roda traseira o veículo ainda percorre 14 metros antes de parar. Já do jeito certo, usando a roda traseira e dianteira ao mesmo tempo, a moto para depois de aproximadamente quatro metros.
Fonte: RPCTV de Londrina (afiliada TV Globo), 7 de setembro de 2011