O mesmo percurso de carro, num dia normal, leva 33 minutos no fim da tarde, conforme projeção a partir de medições da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). De ônibus, são 55 minutos.
Na prática, quem optar pelo metrô pode ter uma economia de tempo de até 64% em relação ao percurso de automóvel e de até 78% ante os deslocamentos nos ônibus.
Migração
A expectativa da professora Magda de viajar de metrô para ver concertos musicais no centro ainda não será atendida porque em Luz e República o horário será parcial por enquanto, das 10h às 15h. A previsão é ampliar esse horário em semanas.
A migração de usuários de carro e de ônibus ao metrô deve ser potencializada tanto pela ampliação da linha 4 como pelos transtornos no sistema viário da Francisco Morato/Rebouças/Consolação previstos até maio de 2012.
Nos últimos quatro meses, esse trajeto pela superfície, similar ao subterrâneo da linha 4, tem piorado devido à reforma do corredor de ônibus.
Em agosto, após uma primeira extensão do horário da linha, houve queda de 6% dos passageiros na pista exclusiva (25 mil a menos por dia em relação a agosto de 2010).
Mas quem já aderiu ao metrô também cobra melhorias. O advogado Cristiano Camargo, por exemplo, pede plataformas maiores e mais escadas rolantes na linha 4 para suprir a nova demanda de passageiros que está para vir.
Fonte: Agência Estado, 11 de setembro de 2011