Parking News

Para valer a pena, o álcool deve custar menos de 70% do valor da gasolina. Basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se der menos que 0,7, compensa comprar o álcool. Se der mais, o melhor é abastecer com gasolina. Segundo Carlos Betesti, gerente de Avaliação de Safras da Conab, hoje só é vantajoso usar o etanol em dois estados. "Mato Grosso e Goiás, pelas informações que tenho, são os únicos estados em que aquela relação de 70% está valendo."
Nas últimas quatro semanas, o litro do álcool subiu em média 2,2%. O da gasolina aumentou menos de 0,5%, aponta reportagem do Jornal Nacional.
Em julho do ano passado, foram vendidos mais de 15 mil metros cúbicos de álcool. No mesmo mês deste ano, a venda caiu pra menos da metade.
O preço alto é consequência de vários fatores, como a quebra da safra e a seca mais longa do que o esperado.
O desinteresse do consumidor se reflete rapidamente nos postos. Alguns já reduziram pela metade a compra do etanol.
O governo já anunciou medidas para tentar equilibrar o mercado. "Financiamento de estocagem, financiamento de plantio de cana, abertura de novas plantas industriais, aproveitamento da capacidade de moagem existente hoje que é maior do que a cana disponível", explica José Carlos Vaz, secretário executivo do Ministério da Agricultura.
Até o fim do ano o preço do álcool não deve cair.
Fonte: Jornal Hoje (TV Globo), 8 de setembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Governo deve mudar incentivo a carro (06/09/2011)

O governo deve desistir de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros conforme previsto na nova política industrial, Brasil Maior. O problema é a resistência das montadoras (...)

7 mil multas na faixa de pedestre (07/09/2011)

Cerca de 7 mil motoristas foram multados entre os dias 8 e 27 de agosto por desrespeito ao pedestre em 91 cruzamentos da capital. Uma média de 400 condutores flagrados por dia em infrações. Os números (...)

Restrição reduz frota de caminhões (09/09/2011)

A frota de caminhões na cidade de São Paulo não para de cair, em um movimento contrário ao dos outros veículos. Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que em julho 157 mil (...)

Movimento nas estradas recua 0,5% em agosto, z ABCR (09/09/2011)

O movimento nas estradas medido pelo índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) registrou retração de 0,5% em agosto, na comparação com o mês de julho. Os dados são