O jornal Estado de S. Paulo informa que os caminhões foram os que mais deixaram de realizar a inspeção. Foram 8,5 mil que passaram pelo processo neste semestre, quantia 32% menor que a do ano passado.
Embora menor, chama a atenção a redução no número de motos que não compareceu aos postos. Isso porque os veículos em duas rodas são considerados os grandes vilões da poluição (analisadas isoladamente e não no conjunto da frota). Foram 84,5 mil motos que passaram pelo processo entre janeiro e junho deste ano, ante 90,6 mil do mesmo período de 2010 (queda de 6,6%).
"A maioria das motos não tem catalisador, então elas provocam dano maior para o meio ambiente", disse o ambientalista e consultor de mobilidade sustentável Lincoln Paiva. Ele crê que a situação irregular de muitas motos agrava o problema.
Também houve queda na quantidade de ônibus que realizou a inspeção - passou de 8,9 mil para 7,9 mil. A Prefeitura diz que essa redução não diz respeito à frota que presta serviço de transporte público.
Baixa adesão
Embora o número de multas por falta de inspeção seja expressivo (141 mil), ele ainda não refletiria o total de carros, motos, caminhões e ônibus que não passaram pelo processo. Cerca de 800 mil veículos deixaram de fazer a inspeção apenas no primeiro semestre deste ano, segundo os dados do balanço da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Há ainda os veículos que não realizaram o processo nos outros anos.
Os dados da secretaria mostram também que os veículos que passaram pela inspeção tiveram menos dificuldades para serem aprovados em 2011. De fato, o índice de reprovação caiu no primeiro semestre deste ano em todos os tipos de veículos analisados - carros, motos, ônibus e caminhões. A reprovação dos automóveis, por exemplo, caiu de 14,2% para 5,9%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de setembro de 2011