Parking News

Os veículos que mais poluem a atmosfera foram justamente os que menos realizaram a inspeção veicular ambiental no primeiro semestre. Em relação ao mesmo período de 2010, aumentou a quantidade de carros que passou pelo processo, mas diminuiu a de motos, ônibus e caminhões. O balanço semestral da Secretaria do Verde e Meio Ambiente mostra que 875,4 mil carros passaram pela inspeção veicular - alta de 7,3%. Esse aumento é maior até mesmo do que o crescimento da frota de automóveis nesse período, que foi de 2,38% de junho de 2010 a junho de 2011.
O jornal Estado de S. Paulo informa que os caminhões foram os que mais deixaram de realizar a inspeção. Foram 8,5 mil que passaram pelo processo neste semestre, quantia 32% menor que a do ano passado.
Embora menor, chama a atenção a redução no número de motos que não compareceu aos postos. Isso porque os veículos em duas rodas são considerados os grandes vilões da poluição (analisadas isoladamente e não no conjunto da frota). Foram 84,5 mil motos que passaram pelo processo entre janeiro e junho deste ano, ante 90,6 mil do mesmo período de 2010 (queda de 6,6%).
"A maioria das motos não tem catalisador, então elas provocam dano maior para o meio ambiente", disse o ambientalista e consultor de mobilidade sustentável Lincoln Paiva. Ele crê que a situação irregular de muitas motos agrava o problema.
Também houve queda na quantidade de ônibus que realizou a inspeção - passou de 8,9 mil para 7,9 mil. A Prefeitura diz que essa redução não diz respeito à frota que presta serviço de transporte público.
Baixa adesão
Embora o número de multas por falta de inspeção seja expressivo (141 mil), ele ainda não refletiria o total de carros, motos, caminhões e ônibus que não passaram pelo processo. Cerca de 800 mil veículos deixaram de fazer a inspeção apenas no primeiro semestre deste ano, segundo os dados do balanço da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Há ainda os veículos que não realizaram o processo nos outros anos.
Os dados da secretaria mostram também que os veículos que passaram pela inspeção tiveram menos dificuldades para serem aprovados em 2011. De fato, o índice de reprovação caiu no primeiro semestre deste ano em todos os tipos de veículos analisados - carros, motos, ônibus e caminhões. A reprovação dos automóveis, por exemplo, caiu de 14,2% para 5,9%.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de setembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Governo deve mudar incentivo a carro (06/09/2011)

O governo deve desistir de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros conforme previsto na nova política industrial, Brasil Maior. O problema é a resistência das montadoras (...)

7 mil multas na faixa de pedestre (07/09/2011)

Cerca de 7 mil motoristas foram multados entre os dias 8 e 27 de agosto por desrespeito ao pedestre em 91 cruzamentos da capital. Uma média de 400 condutores flagrados por dia em infrações. Os números (...)

Restrição reduz frota de caminhões (09/09/2011)

A frota de caminhões na cidade de São Paulo não para de cair, em um movimento contrário ao dos outros veículos. Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que em julho 157 mil (...)

Movimento nas estradas recua 0,5% em agosto, z ABCR (09/09/2011)

O movimento nas estradas medido pelo índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) registrou retração de 0,5% em agosto, na comparação com o mês de julho. Os dados são