
Em comunicado, a Karmann disse que o pedido de falência é uma medida para garantir o futuro dos trabalhadores, mediante a proteção estatal, e buscar um plano de reestruturação.
A Karmann vinha produzindo apenas um veículo, o Daimler CLK Cabriolet, mas tinha de encerrar, por contrato, a produção do veículo da parceira em maio. Nos últimos balanços, a Karmann teve queda de dois terços em sua receita. No desespero, tentou encontrar investidores no Oriente Médio, mas não obteve sucesso.
A empresa, fundada em 1901 na cidade de Osnabruck, na Alemanha, tinha se especializado em produzir carros de pequena escala para outras companhias, mas queria voltar a desenvolver seus próprios modelos.
No Brasil, ficou famosa por fabricar para a Volkswagen o famoso Karmann-Ghia, que fez muito sucesso nos anos 60 e 70. No ano passado, a marca foi comprada pelo Grupo Brasil. A Karmann-Ghia do Brasil Ltda. foi fundada em 1960 em São Bernardo do Campo como uma subsidiária da Wilhelm Karmann GmbH e começou a produzir carrocerias para o Karmann-Ghia 143 Coupe em cima de uma plataforma da Volkswagen.
A fabricação de ferramentas começou em 1962, quando foi instalada a primeira prensa. O último Karmann-Ghia a ser fabricado foi o modelo TC, que saiu de linha em 1975.
Após anos sem receber grandes investimentos do grupo alemão, a Karmann-Ghia do Brasil vive hoje uma nova fase. Apesar de a Karmann-Ghia ter ficado famosa no País pela parceria com a Volkswagen na produção de veículos entre 1962 e 1975 e, depois, pelo desenvolvimento de conversíveis, a idéia do Grupo Brasil é retomar a força da empresa em estamparia e ferramentaria.
Fonte: portal G1, 8 de maio de 2009