No entanto, segundo o jornal, o secretário de Transportes, Alberto Fraga, quer soluções rápidas e já anunciou que pretende pôr em prática, até novembro próximo, um projeto piloto de estacionamentos pagos na superfície do Setor Comercial Sul (SCS). A previsão é oferecer de quatro a seis mil vagas rotativas por um preço que pode variar entre R$ 1, 80 e R$ 2,00 a cada hora de permanência. "Vamos conversar sobre os projetos para avaliar as necessidades de adequação dos dois", informou Fraga. Ele avaliou, porém, que a construção das garagens subterrâneas pode inviabilizar a proposta do estacionamento rotativo, mas avisa que a idéia é firmar contratos por tempo limitado com as empresas que irão operar o novo serviço. A proposta de Fraga é criar o sistema rotativo nos moldes da Zona Azul, como na capital paulista.
O presidente da Codeplan, Rogério Rosso, não concorda com o projeto e aposta cm uma alternativa de longo prazo por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). "Precisamos investir na construção de novas vagas e os estacionamentos subterrâneos são uma alternativa viável, pois o planejamento foi feito para atender a população daqui a 20 ou 30 anos", defende Rosso.
Foi nomeado um grupo técnico com representantes do GDF que vai analisar as propostas das empresas interessada na construção dos estacionamentos subterrâneos. A equipe tem um prazo de 30 dias para emitir um parecer.
Fonte: Jornal de Brasília (DF), 4 de setembro de 2008