Parking News

Liminares suspendem gratuidade em estacionamentos de Cuiabá

estacionamentoprivado02-751-168

A Justiça de Mato Grosso concedeu dia 28 duas medidas liminares que derrubaram a lei municipal da gratuidade de estacionamentos em Cuiabá. As decisões responderam a ações de dois shopping centers da capital. Agora, na prática, os estabelecimentos ainda poderão realizar a cobrança dos clientes que permanecerem por mais de 20 minutos nos locais. A Prefeitura de Cuiabá deve recorrer da decisão.

A fiscalização do cumprimento da lei foi suspensa por força das liminares. A lei municipal da gratuidade - que vale para agências bancárias, hospitais, clínicas, centros comerciais e vários outros tipos de estabelecimentos privados - determina a isenção da taxa de estacionamento para clientes que deixarem o veículo estacionado até meia hora nas vagas ou que comprovarem a consumação de qualquer produto ou serviço no local.

A determinação está presente na nova Lei de Uso e Ocupação do Solo da capital e foi publicada no Diário Oficial de Contas em novembro do ano passado. A regra ainda determina que as vagas gratuitas teriam que ser disponibilizadas a cada40 metros, o que, em alguns shoppings da capital, resultaria na abertura de mais de 1,6 mil vagas do tipo.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, a Prefeitura deve recorrer das decisões que beneficiaram os shopping centers.

A gratuidade foi alvo de ações de vários estabelecimentos afetados pela norma. De acordo com a Associação dos Proprietários de Estacionamentos em Cuiabá, a lei é inconstitucional e causará prejuízos ao setor.

“É um desrespeito à propriedade privada. Se você tem um imóvel, pode direcioná-lo para explorar da maneira que quiser, seja uma padaria, uma farmácia ou um estacionamento. Você tem o direito de explorar aquele imóvel, pelo menos é isso que garante nossa Constituição”, afirmou Roberto Bezerra, presidente da associação.

Fonte: G1/MT, 28 de dezembro de 2015 

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

IPTU terá reajuste menor que a inflação em 2016

A partir da segunda quinzena de janeiro, os contribuintes da cidade de São Paulo começarão a receber os novos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2016, com reajuste (...)

Motoristas ignoram vagas exclusivas

A partir de quinta-feira (7), a multa para motoristas que estacionarem em vagas exclusivas, destinadas a idosos e deficientes, ficará mais rigorosa. Conforme a lei 13.146, sancionada em 6 de julho de (...)

Planeje-se para os feriados de 2016

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4 de janeiro, a Portaria 630, de 31 de dezembro de 2016, com as datas de feriados nacionais e (...)

Concessão da Zona Azul é sancionada (Campinas)

O prefeito Jonas Donizette sancionou dia 28 de dezembro a lei que transfere para a iniciativa privada a operacionalização do sistema rotativo pago (a chamada Zona Azul) em Campinas. Com a concessão – (...)

Exp Parking começa a valer em São Vicente

A Prefeitura de São Vicente iniciou dia 17 de dezembro as operações do Exp Parking, novo sistema eletrônico de estacionamento rotativo no Centro e na Orla. Serão mais de 3.500 vagas disponíveis na (...)

Rotativo começa a funcionar em Guarapari

Após sete meses da tentativa de implantar o estacionamento rotativo em Guarapari, o prefeito Orly Gomes decretou dia 30 de dezembro que ontem, dia 4, começaria a cobrança do sistema. Inicialmente, o r (...)


Seja um associado Sindepark