A Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) contabiliza, por mês, 40 mil notificações por estacionamento irregular em Piracicaba. Desse total, apenas 150 notificações tornam-se multas. Ou seja, menos de 0,5% das irregularidades na Zona Azul Digital são penalizadas. A informação é do secretário da pasta, Jorge Akira, que espera reduzir o número de irregularidades com o início do monitoramento por câmeras.
Segundo o secretário, a maioria das notificações é gerada devido à falta de tíquete nos veículos estacionados em vias, onde há o sistema da Zona Azul Digital. “As notificações são feitas pelas funcionárias da Estapar e as multas aplicadas somente por agentes de trânsito. Por isso o baixo número de multas. Os agentes não conseguem cobrir toda a área”, afirmou. O secretário quer reduzir o desrespeito ao estacionamento rotativo com o aumento da fiscalização que, a partir de 4 de janeiro, será feita por meio de câmeras instaladas em carros que circularão por todas as ruas onde o sistema de Zona Azul opera.
Se o mesmo carro for registrado pelas câmeras na mesma vaga por mais de duas horas, as informações serão transmitidas eletronicamente para a Semuttran que poderá enviar um agente ao local para multar o carro ou até mesmo autuar o condutor à distância, com base nas imagens.
Fonte: Jornal de Piracicaba (Piracicaba), 22 de dezembro de 2015