Não será tão cedo que o estacionamento rotativo começará a funcionar em Cachoeiro de Itapemirim. A prefeitura cancelou a licitação para escolha da empresa que iria gerenciar o sistema e vai abrir outro processo licitatório.
O edital com a licitação havia sido lançado em janeiro. No dia 5 de março, foram abertos os envelopes e duas empresas foram classificadas. No entanto, em abril o processo foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (ETC-ES). O objetivo do município com o cancelamento é evitar ainda mais atraso na licitação. Com o processo na estaca zero, a prefeitura trabalha com a previsão de concluir o processo ainda este ano.
O prazo anterior era para início deste semestre. “O Tribunal de Contas fez algumas pontuações e respondemos. Depois fez outros questionamentos. Então, para não ficarmos nesse debate, uma vez que cada resposta demora de20 a30 dias, resolvemos cancelar para ganhar tempo”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.
Ele destacou que o novo edital já vai atender algumas recomendações do TC-ES, como a possibilidade de também participarem da licitação as empresas que tivessem atuado em estacionamento em áreas privadas, como shoppings. A regra anterior exigia experiência somente em áreas públicas. Desde o dia 23 de março de 2016, Cachoeiro está sem rotativo após o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) questionar o fato de não ter sido realizada licitação para escolha da empresa que gerenciava o estacionamento na ocasião.
Fonte: A Tribuna - ES - 04/07/2018