Parking News

Em vigor há um ano, completado dia 1 de setembro, a Lei da Cadeirinha já resultou em ao menos 572 multas a motoristas do Distrito Federal pela falta do equipamento obrigatório de segurança. Os números se referem às autuações feitas entre setembro de 2010 até o dia 25 de julho deste ano. O Detran informou que não há previsão para a atualização dos dados. De acordo com o gerente de fiscalização do Detran, Marcelo Madeira, a regulamentação da lei deu as condições necessárias para que os agentes pudessem cobrar a utilização do equipamento. "O mais importante é a segurança da criança e, para nossa grata surpresa, houve uma adesão à lei, principalmente na região do Plano Piloto. Observamos que os pais são bastante conscientes nesse aspecto de proteger de forma adequada as crianças", afirmou Madeira. A reportagem é do Bom dia DF.
O gerente disse que a fiscalização dos veículos do DF é feita de forma geral. "Não fazemos fiscalização específica para as cadeirinhas de crianças. Verificamos as questões do uso desse equipamento sobretudo na parte da manhã, quando fiscalizamos as vans escolares perto das escolas", afirmou.
O major do Corpo de Bombeiros Luiz Gomes explicou que a falta de utilização da cadeirinha aumenta os riscos de acidentes e fraturas também para outros passageiros do veículo. "Se a criança for arremessada, o acidente pode causar sequelas até mesmo para o motorista ou passageiros que estão nos bancos da frente usando cinto de segurança."
De acordo com ele, a criança fora da cadeirinha pode ser arremessada do veículo em caso de colisão. "Com uma velocidade a partir de 60 quilômetros por hora já é possível a criança quebrar o vidro e ser arremessada. Ela pode sofrer múltiplas lesões, dificultando o atendimento pré-hospitalar."
A multa para esta infração é considerada gravíssima, com penalidade de sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54. O motorista que tem o carro retido consegue a liberação do veículo apenas com a apresentação da cadeirinha ou do assento.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 1º de setembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Etanol segue competitivo em GO, MT e SP (02/09/2011)

O etanol segue competitivo em relação à gasolina nos postos de combustíveis dos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustí (...)


Seja um associado Sindepark