Vistas como uma ferramenta complementar importante para quem dirige ou usa o transporte público na capital, as páginas surgem muito tempo depois da conta do Metrô (@metrosp_oficial), ativada em setembro de 2009, por exemplo. Outras autoridades de trânsito do País também apostaram antes na comunicação via Twitter. A CET do Rio lançou o seu perfil (@cetrio_online) há mais de dois anos e conta com 30 mil seguidores.
O coordenador do núcleo de comunicação da secretaria, Alexandre Pelegi, explica que, em um primeiro momento, as contas da SPTrans e da CET terão apenas caráter informativo. "No caso da CET, a preocupação vai ser informar sobre intervenções de trânsito, problemas que estão ocorrendo em determinado momento. O da SPTrans tratará, entre outros, de problemas de velocidade nos principais corredores de ônibus."
Interatividade
No entanto, diz Pelegi, em uma segunda fase, ainda sem data para ser colocada em prática, os operadores das empresas terão como dialogar com os internautas nessas páginas. "É natural que, com o passar do tempo, as pessoas comecem a migrar do serviço telefônico para uma conversa mais direta pelo Twitter e por outras mídias."
Para Lucia Santaella, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o lançamento de sites e instrumentos online para prestação de serviços públicos e o uso de redes sociais são um processo "inevitável".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 21 de novembro de 2011